Pular para o conteúdo principal

Paraná:Secretaria da Fazenda estuda recompensa a quem denunciar contrabando e descaminho

A Secretaria Estadual da Fazenda estuda a criação de uma recompensa financeira para as pessoas que denunciarem quadrilhas e esquemas de contrabando e descaminho no Paraná. A alternativa, que daria força em um serviço de Disque-Denúncia, ganhou destaque nesta sexta-feira (26), em reuniões organizadas pelo secretário Renê de Oliveira Garcia Júnior para discutir a problemática.

A agenda do secretário da Fazenda começou cedo com uma reunião com representantes do Instituto de Ética Concorrencial (ETCO), da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar/Sindiabrabar), da indústria e produtores de fumo, vinhos e destilados. Na pauta, a criação de uma força-tarefa de combate ao contrabando de bebidas e cigarros falsificados, que provocam prejuízos à economia e riscos à saúde da população.

O secretário Renê Junior solicitou, aos técnicos da Receita Estadual, a realização de estudos ampliados da tributação dos produtos. A intenção é reduzir tarifas e alíquotas para ajudar no combate ao descaminho e contrabando e o apoio integral as medidas do Ministério da Justiça, que formou um grupo com esta finalidade em nível nacional.

"O secretário Renê Garcia, demonstrando importante visão estratégica, convidou o ETCO e a Abrabar, para avaliar iniciativas que podem ser desenvolvidas para a defesa do mercado legal", disse o presidente do ETCO, Edson Vismona. A iniciativa, segundo ele, está em "total alinhamento com o necessário combate à sonegação e ao contrabando, incentivando a geração de empregos e atração de investimentos", disse.

Luta antiga
O combate ao ao contrabando e comércio ilegal é uma pauta recorrente do ETCO. Vismona lembra que em meados de janeiro deste ano entregou ao ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), junto com a Abrabar e a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando, um conjunto de 10 medidas para combater este tipo de ilícito no país.

A intenção é reforçar o combate aos crimes de contrabando e descaminho em áreas mais vulneráveis, como as fronteiras. A iniciativa ganhou eco no Governo Federal e recentemente o ministro Moro anunciou a criação, em Foz do Iguaçu, de um projeto-piloto de inteligência das políticas de segurança de fronteira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.