Pular para o conteúdo principal

Campanha de reciclagem recolhe mais de 8 toneladas de vidros e lâmpadas em Laranjeiras do Sul

As secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Viação e Transportes, Saúde e Núcleo de Educação de Laranjeiras do Sul, realizaram uma campanha de coleta de vidros e lâmpadas. A coleta durou 4 dias, de 22 a 25 de abril, e recolheu mais de 8 toneladas de produtos. Uma empresa especializada fez o recolhimento na sexta-feira, 26. Nesta ação, não foram recolhidos produtos como frascos de medicamentos e para-brisas. O objetivo foi tirar de circulação estes materiais que, jogados na natureza, demoram muitos anos para se degradar.

Vinte escolas, sendo 13 da rede municipal, inclusive do interior e 7 da rede Estadual, serviram como ponto de referência para a entrega. Segundo o secretário de agricultura, Celso de Azevedo, a campanha foi um grande sucesso. “Recolhemos em torno de 8 toneladas de produtos. A vantagem disso é incalculável, porque ao invés do vidro estar destruindo o meio ambiente, ele vai ser reciclado e reaproveitado. O vidro sempre foi um material fora das campanhas de reciclagem porque não se tinha destino para ele”, declarou o secretário. 

Descarte responsável
Por serem resíduos perigosos, devido à presença do mercúrio, que é um metal tóxico, as lâmpadas fluorescentes não podem ser descartadas nas coletas regulares. Ao contrário das lâmpadas incandescentes, as fluorescentes são fabricadas com componentes tóxicos como alumínio, cádmio, bário, chumbo, cromo, níquel e mercúrio. Os metais jogados na natureza, principalmente o mercúrio, causam diversos efeitos nocivos aos seres vivos. A inalação do mercúrio, quando uma lâmpada se rompe, também é altamente prejudicial à saúde humana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.