Pular para o conteúdo principal

Laranjeiras do Sul:Profissionais do CAPS realizam palestra de prevenção aos agravos de doenças mentais

Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Laranjeiras do Sul, estiveram ministrando palestra na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Na oportunidade, a Assistente Social, Carmelina Chaves, a Psicóloga Tatiane Franco, a estagiária Patrícia de Oliveira e a Enfermeira coordenadora do CAPS, Eva Marcanssoni Rochi, orientaram os alunos sobre a prevenção do adoecimento principalmente mental e informaram a todos sobre o funcionamento e o atendimento. Os profissionais responderam aos questionamentos e encerraram a palestra com uma dinâmica.

“Tais ações são fundamentais para a prevenção de adoecimento principalmente no momento em que estamos vivenciando, no contexto mental. É importante conhecer a história para não repetir os erros do passado”, ressaltou a Assistente Social Carmelina que adiantou. “Os jovens vivenciam diversas experiências que muitas vezes não estão preparados, como ficar longe dos pais, estudos, lidar com sentimentos, mudança para a vida adulta, desemprego, drogas, entre outros. Tais experiências podem levar ao adoecimento mental e muitas vezes ao suicídio”.

Na apresentação, a Assistente Social Carmelina Chaves contou a história da ‘loucura’, da reforma psiquiátrica brasileira e mudanças na política de saúde mental no contexto nacional. Na sequência a estagiária de Serviço Social da Faceopar, Patrícia de Oliveira, relatou a história de Damião Ximenes Lopes, (paciente psiquiátrico, vítima de maus tratos em manicômio, que levou o Brasil a primeira condenação na corte internacional dos direitos humanos). Já a Enfermeira e coordenadora do CAPS, Eva Marcanssoni Rochi, falou sobre o funcionamento do CAPS e da rede de Atenção Psicossocial- RAPS, seguida da psicóloga Taiane Franco que descreveu os principais transtornos mentais atendidos no CAPS.

CAPS
O CAPS é um serviço de média complexidade e atende pessoas com transtornos mentais graves, severos e persistentes, além de usuários de álcool e outras drogas.  Mas quando necessário também realiza atividades de prevenção como palestras quando solicitado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.