Pular para o conteúdo principal

Paraná registra aumento de 648% no número de casos de dengue

O Paraná registrou 1.602 casos prováveis de dengue em janeiro de 2019, de acordo com o Ministério da Saúde. Em comparação com o mesmo período em 2018, quando foram registrados 214 casos, o aumento foi de 648,6%. Os dados foram publicados nesta terça-feira (26).

De acordo com os dados, o Paraná teve o terceiro maior aumento entre os estados do país, atrás apenas de Tocantins (1.369%) e São Paulo (1.072,7%).

Segundo o Ministério da Saúde, os casos são chamados "prováveis" porque o diagnóstico de dengue não precisa ser exclusivamente por exame laboratorial, mas também por critério clínico epidemiológico, quando o médico diagnostica o paciente com a doença pelos sintomas e outras questões, como a circulação comprovada do vírus naquela região.

O Brasil registrou um aumento de 149% na comparação do mesmo período. De acordo com o Ministério da Saúde, foram 21.992 casos no ano passado contra 54.777 neste ano.

Segundo o coordenador de Dengue do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, o aumento nos casos alerta para a necessidade de intensificação das ações de eliminação dos focos do Aedes aegypti.

De acordo com o Said, as altas temperaturas, acima das médias históricas, e o aumento no volume das chuvas também influenciaram na maior proliferação do mosquito no verão.

Said disse que a população deve manter práticas simples como não deixar acumular água em recipientes e garrafas.

Apesar do aumento, não houve registro de mortes pela doença no Paraná em 2019.

No país, foram registradas cinco mortes: duas em Goiás e uma nos estados de São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Há outros 23 casos sob investigação no Brasil.


Dados da Sesa
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou mais um boletim sobre a situação da dengue no estado. Dois municípios entraram em alerta de epidemia: Itambé, no norte, e Moreira Sales, no centro-oeste.

Conforme a Sesa, os casos contraídos nos próprios municípios cresceram de 346 para 483 - no comparativo com o boletim da semana anterior. Esses casos estão espalhados em 70 cidades.

No total, somando os casos importados, o Paraná registra 536 casos, ante 391 na semana anterior, ainda de acordo com a secretaria.

Sete municípios tiveram confirmação dos primeiros casos de dengue contraídos na própria cidade. São elas: Santa Izabel do Oeste, Quedas do Iguaçu, Campo Mourão, Icaraíma, Guairacá, Alvorada do Sul e Bandeirantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.