Mudar a Realidade da Educação do Paraná. Esse é o objetivo do Seminário de Cooperação Pedagógica do Estado com os Municípios, realizado nesta quarta-feira, 20, em Curitiba. A Secretária Municipal de Educação, Maria Luiza Simões Nunes dos Santos, o chefe e técnicos do Núcleo Regional de Educação, Lídio dos Santos representaram Laranjeiras do Sul no evento. Também acompanhou a comitiva do município, representando o Legislativo, o Vereador João Aires.
Na abertura do evento o Secretário Estadual de Educação, Renato Feder, apresentou números preocupantes com os índices de aprendizado e evasão escolar na rede estadual. "Isso tem que ser revertido na sala de aula e não com burocracia", disse o Secretário, ao apresentar metas de curto, médio e longo prazo para o estado. “O Estado precisa ampliar sua atuação e investir nos municípios, mas também aprender com experiências positivas já implantadas em várias cidades”, admitiu Renato Feder.
É o caso, por exemplo, de Laranjeiras do Sul que vem investindo forte na estrutura das escolas, com reformas e instalação de ar-condicionado nas salas, valorização dos Professores, com a fixação de padrão e programas de incentivo aos alunos como a distribuição de uniformes, Sistema Positivo e o Turismo na Escola. Para a Secretária Municipal de Educação, Maria Luiza dos Santos, mesmo assim ainda novas metas e programas serão implantados no município na busca da excelência para a Educação Municipal.
A Prova Paraná acontecerá nas escolas sempre no início do bimestre e tem a função de fornecer informações sobre os conhecimento, habilidades e competências dos estudantes, a fim de auxiliar os professores e pedagogos na organização dos processos de ensino e aprendizagem.
APLICAÇÃO – A primeira Prova Paraná será aplicada no dia 13 de março para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental (dentro do acordo de cooperação com os municípios), do sexto e nono ano do Ensino Fundamental (já no âmbito da rede estadual de educação) e do primeiro e terceiro ano do Ensino Médio. A avaliação terá 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.
O Governo do Paraná vai disponibilizar às escolas o caderno de prova e o aplicativo para correção digital e instantânea. O aplicativo também irá gerar relatórios com os resultados, facilitando a análise posterior por parte dos professores. Com esse recurso, a correção das provas de cada turma deverá levar cerca de 10 minutos.
A aplicação da Prova Paraná permitirá a coleta de informações sobre as habilidades e as dificuldades de cada aluno. As ferramentas disponibilizadas para correção e geração de relatórios vai possibilitar não apenas a redução do trabalho manual dos docentes, como também fornecerá subsídios para a elaboração de ações mais eficazes para o aprendizado.
Comentários