Pular para o conteúdo principal

Recalcatti defende revisão do plano de carreira de praças da Polícia Militar

Representantes de praças dos diversos batalhões da Polícia Militar do Paraná estão percorrendo os gabinetes da Assembleia Legislativa para reivindicar a equiparação dos critérios de promoção na carreira com as regras atuais adotadas para os oficiais da corporação. A mobilização foi tratada na terça-feira (21) em pronunciamento do deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD), que manifestou apoio à reivindicação.

“Ideias em consonância com a eficiência e a qualidade nos serviços públicos ganham minha imediata simpatia”, afirmou Recalcatti. Segundo ele, soldados, cabos, sargentos e subtenentes do Paraná deixam mais cedo a carreira na PM do que tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis e coronéis, por conta das diferentes dinâmicas de promoção. “Esta diferença tem um impacto muito ruim na PM”, disse.

“Enquanto os oficiais almejam ficar mais tempo na carreira, os praças se sentem desestimulados, buscando fazer outros concursos ou entrar na reserva o mais cedo possível”, afirmou. Na prática, os praças pedem a aprovação da revisão da Lei 5.940/69, que estabelece os critérios da promoção dessas categorias. Hoje, eles têm que enfrentar concursos internos de provas, que acontecem esporadicamente.

No caso dos oficiais, a promoção ocorre de forma automática, de acordo com a disponibilidade de vagas. “Tudo acontece conforme vão se somando anos de serviço e cursos de aprimoramento”, afirmam os praças em relatório distribuído aos deputados estaduais. Os critérios, tempo de serviço, vagas disponíveis, entre outros itens classificatórios, são definidos em uma publicação chamada de Almanaque.

Por causa dessa diferenciação, os praças deixam a carreira com 25 a 30 anos de corporação, enquanto os oficiais se aposentam com 30 a 35 anos. “Está claro que a expectativa de promoção na carreira evita a aposentadoria precoce do policial”, analisou Recalcatti. O relatório dos praças trazem números que, segundo eles, comprovam que a mudança não acarretará em aumento de gastos para o Estado.

Via Assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.