quarta-feira, novembro 29, 2017

64% das cidades do Paraná estão sem delegado, diz associação

Duzentos e cinquenta e seis cidades do Paraná estão atualmente sem delegado, de acordo com a Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná (Adepol-PR). O número equivale a 64% do total.

Segundo a associação, a defasagem em relação a vagas é ainda maior: são 410 delegados em ativa no estado, frente a 780 vagas criadas por lei pelo governo — cada delegacia pode ter mais de um profissional do cargo.

"Temos delegados respondendo por cinco, seis municípios. Isso é um absurdo. Diante o caos que está a segurança pública no estado, principalmente na Polícia Civil, o piano está muito pesado para nós", comenta o vice-presidente da Adepol, Daniel Prestes Fagundes.

Para pressionar o governo a nomear mais delegados, a associação lançou nesta semana a campanha "Governador, cadê o delegado?", cujo slogan foi estampado em outdoors em Curitiba e Região Metropolitana.

"Se alguém acha que não precisa de mais delegados, é só olhar para os crimes que estão acontecendo nas ruas. Estamos em chamas, sem meios para trabalhar. E as vítimas somos nós próprios e os cidadãos comuns. Queremos sensibilizar o governo para nomear quantos delegados puder até o fim do ano", diz Fagundes.

A Adepol pede a convocação de ao menos 150 pessoas aprovadas em um concurso com edital aberto em 2013, válido até abril de 2018. Para o vice-presidente da associação, seria parte da solução.

"Ainda não é o ideal [a nomeação de 150], mas já ajudaria muito, na situação em que vivemos hoje. Algo precisa ser feito. Se o governador disser que vai nomear 50, já é um primeiro passo, um alívio. Cinquenta é melhor do que zero", afirma ele.

O que diz o governo
A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) admite que há falta de delegados, mas diz que trata-se de algo temporário. Segundo o governo, foram convocados 130 novos delegados desde o último concurso e tramita no governo um protocolo para o chamamento de outros 49.

A Sesp também ressalta que o efetivo cresceu 18% no estado, entre 2011 e 2017, de acordo com informações oficiais do Departamento de Polícia Civil. A Adepol, no entanto, diz que houve mais saídas do que isso, o que provocou a defasagem.

Veja a nota completa da Sesp:
"A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária informa que tramita no governo um protocolo sobre o chamamento de mais 49 delegados para a Polícia Civil. A contratação de novos profissionais é debatida permanentemente pela Sesp em conjunto com outras secretarias de governo, levando em consideração o respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Importante destacar que o efetivo da Polícia Civil cresceu 18% em todo o Paraná, entre 2011 e 2017, de acordo com informações oficiais do Departamento de Polícia Civil. Em relação especificamente a delegados de polícia, após a realização de novo concurso público para a categoria, já foram convocados mais de 130 profissionais, que foram distribuídos para todas as regiões do Estado e já estão trabalhando.

A distribuição de delegados é feita com base nas sedes de comarcas, e não em todas as cidades, da mesma forma que o faz o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Cabe ressaltar que os municípios sem delegados NÃO ficam sem atendimento, já que delegados de cidades próximas fazem o atendimento à população. Importante frisar que esta falta de delegados é temporária e se deve, entre outras coisas, aos processos naturais de aposentadoria."

Via G1PR

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE