Pular para o conteúdo principal

Entidades acionam Ministério Público para coibir MST no Paraná

                                          

Diversas entidades, principalmente de Castro – PR elaboraram documento pleiteando que o Ministério Público Estadual atue na condução de investigação e ações visando a desocupação da Fazenda Capão do Cipó, invadida criminosamente pelo MST. 

A fazenda utilizada para pesquisas agronômicas e pecuárias, considerada um modelo, era Mantida pela FUNDAÇÃO ABC, um local de forte cooperativismo como a BATAVO, FRISIA, CAPAL E CASTROLANDA.

Entre os pedidos constam que o MP entre com ação pedindo a concessão de tutela antecipada, de forma a impedir que o MST se aproxime, através de marchas, colunas ou outros deslocamentos bem como de ônibus e outros veículos a uma distância inferior a 05 km (cinco quilômetros), dos limites territoriais externos do Município de Castro. Também, que o MP impetre pedido de concessão de tutela antecipada, pleiteando que seja determinado às forças policiais, em especial à Polícia Militar para que mantenham constante monitoramento das ações do MST, impedindo-os, se for o caso, com a interceptação das marchas, colunas ou nos limites territoriais de Castro. Pedem também que seja fixado multa diária no valor de R$50.000,00 caso as medidas sejam desrespeitas pelos Sem-Terra.

Outra reivindicação feita ao Ministério Público é a ação de desocupação da FAZENDA CAPÃO DO CIPÓ, importante centro de Pesquisas e Treinamentos, hoje devastada e ocupadas por pessoas, muitas delas sem nenhuma tradição com a agricultura. No mesmo documento, entregue ao Ministério Público, consta o pedido de apuração de potenciais crimes contra crianças e adolescentes, denuncias que o Conselho Tutelar da cidade foi impedido pelo MST de investigar, demonstrando um verdadeiro governo paralelo, quando não reconhecem as autoridades constituídas do Estado. Segundo o Conselho Tutelar da cidade, há denuncias de abusos sexuais contra crianças no acampamento localizado na Fazenda Capão do Cipó, conforme BO registrado pelo próprio Conselho. (Boletin de Ocorrência).

O documento pede ainda que seja investigados os assentamentos ABAPAN/CONCEIÇÃO, ABAPAN/LAGEADO, ABAPAN/MORROS, em virtude das noticias de negociações em que os beneficiários daqueles assentamentos comercializaram ou arrendaram as terras para agricultores. Também a possível participação de agentes públicos, principalmente no fornecimento de benefícios a pessoas não qualificadas por programas de Estado, ferindo o princípio da ISONOMIA que determina a Constituição Federal.

Ao todo, o documento soma 97 páginas, onde caracteriza a qualificação do MST como um braço estratégico de uma organização, em tese, internacional capitaneada pelo Fórum de São Paulo, fundado por Fidel Castro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aponta ainda a participação de cinco partidos na entidade internacional.

As entidades que assinam o documento pretende ainda apresentar ao Ministério Público Federal noticia de fato, reforçando a necessidade de atuação do MPF na reintegração da posse da Fazenda Capão do Cipó, e por consequência, a responsabilização dos criminosos que

comandam os atos de invasão e danos ao patrimônio público. Os organizadores do documento buscam que aja uma operação federal para apurar crimes de desvio de recursos públicos para movimentos criminosos, sob o manto de assistência social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.