Pular para o conteúdo principal

Paraná é o terceiro estado com mais casos de estupro, aponta levantamento

                                  
Em 2014, o estado registrou 3.913 crimes dessa natureza. No mesmo ano, Curitiba ficou com o quinto lugar entre as capitais com mais casos, com 773 ao todo.

Em 2015, conforme números da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), os crimes de estupro continuaram crescendo. Foram 4.119 casos registrados pelas delegacias. Nos quatro primeiros meses de 2016, houve 1.307 estupros no estado.
Ainda de acordo com a polícia e com o Ministério Público, os números provavelmente não refletem a totalidade de casos no estado. O motivo é que muitas vítimas ainda sentem medo ou vergonha de denunciarem os abusos.

A delegada Sâmia Coser, da Delegacia da Mulher de Curitiba, explica que a unidade especializada trabalha 24 horas e está sempre aberta a receber as denúncias. “Nós temos uma equipe para dar atendimento à vítima de violência sexual e, a partir dessas informações que ela vai passar para nós, vamos fazer uma investigação. Ou seja, quanto antes ela procurar a polícia, mais fácil de a gente conseguir identificar e localizar essa pessoa. E ela vai ser presa e não vai fazer novas vítimas”, diz.

Em Curitiba, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) mantém ainda o Núcleo de Apoio à Vítima de Estupro (Naves). O grupo de promotores presta assistência a vítimas com mais de 18 anos que sofreram esse tipo de agressão. Em dois anos de trabalho, o Naves atendeu a seis casos de estupros coletivos.

“São casos graves e que, além do atendimento jurídico, acompanhamento jurídico persecução penal [do acusado], nós também atendemos as vítimas. E as consequências são devastadoras”, explica a coordenadora do núcleo, Rosângela Gaspari.

Outra área do MP-PR que atende a situações semelhantes, é o Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero. A promotora Mariana Seifert Bazzo, que coordena a área, lembra que as leis que tratam da igualdade da mulher perante o homem, com punições mais rigorosas, ainda são muito recentes.

Segundo ela, é preciso principalmente uma mudança no comportamento das pessoas. “Quando nós vemos que, em 2016, ainda existe essa sensação de impunidade, essa demonstração de que o estupro é um crime natural, quando a gente ainda não percebeu que qualquer mulher precisa ser protegida, realmente, nós estamos aí com um atraso muito grande no combate à violência de gênero”, avalia. (Com G1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.