Pular para o conteúdo principal

Nereu Moura quer prioridade de doador de sangue para receber vacina contra o H1N1

Os doadores regulares de sangue serão incluídos nos grupos prioritários para receber gratuitamente a vacina contra o vírus influenza A (H1N1) na rede pública do Paraná. A normativa consta no projeto de lei 206/2016, protocolado pelo deputado Nereu Moura na última semana na Assembleia Legislativa.

Com a chegada do inverno, o volume de doações no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) cai em média 40%, lembra Nereu Moura. Para manter os estoques regulares são necessárias de 150 a 200 doações por dia, apenas na unidade de coleta de Curitiba.

"Nossa intenção é manter e até aumentar este volume também neste período de maior propagação da gripe", destaca. O parlamentar, que é líder da bancada do PMDB, informa que em média são coletadas 12 mil bolsas de sangue por mês no Paraná, número que precisar aumentar em 30% para que não falte sangue.

"A garantia da vacina vai contribuir para uma maior conscientização dos doadores", acredita Nereu Moura. O Hemepar distribui sangue e hemoderivados para 384 hospitais do Paraná. Destes, 42 são para Curitiba e Região Metropolitana. "O sangue tem data de validade, por isto precisa ser reposto todos os dias", disse.

No Paraná, lembra Nereu Moura, existe uma lei estadual de 2002 que garante a meia-entrada para doadores de sangue devidamente registrados. Desta forma, quem doa sangue e possui a carteirinha que comprova a boa ação, paga apenas metade do valor estipulado para entrar em espetáculos culturais, eventos esportivos, cinemas, exposições, entre outros.

"Nosso objetivo é garantir também aos doadores de sangue, o direito a receber a vacina, junto com os demais grupos prioritários - crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, detentos...", completou o deputado.

Para se beneficiar da legislação, é necessário apresentar a carteira de doador válida, com uma periodicidade mínima de três doações por ano, atestada por órgão oficial ou entidade credenciada. O projeto de Nereu Moura está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Professores

Nereu Moura é também autor do projeto de lei 214/2016, que inclui professores e funcionários da rede pública estadual de ensino no grupo prioritário para imunização contra o vírus Influenza A/H1N1. Estes profissionais convivem diariamente, em seu ambiente de trabalho, com uma população discente de considerável tamanho.

“Na época comum de circulação dos diversos tipos de vírus que geram a gripe humana, essa circulação é maior no ambiente escolar”, lembra Nereu Moura. De acordo com o parlamentar, seu projeto busca ampliar o número de pessoas imunizadas que circulam no ambiente escolar. “Dessa forma, contribuir para dificultar a circulação dos inúmeros vírus que causam a gripe”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.