terça-feira, dezembro 29, 2015

Rio Bonito do Iguaçu - Governo do Paraná quer que sociedade participe da revitalização do Rio Iguaçu

                               
                                  Usina de Salto Santiago na cidade de Rio Bonito do Iguaçu 

O Governo do Paraná iniciou em 2015 um audacioso programa de revitalização da bacia do Rio Iguaçu, a mais importante bacia hidrográfica do Estado, que abrange 109 cidades, que somam 4,4 milhões de habitantes. "É uma ação prioritária, que envolve toda a sociedade paranaense com objetivo da revitalização total do Iguaçu, desde a nascente até a foz", afirma o governador Beto Richa. 

São ações integradas como aumento da fiscalização, conscientização e educação ambiental, implantação de parques, obras para melhorar o tratamento de esgoto sanitário e de resíduos sólidos, reassentamento de famílias, recomposição da mata ciliar entre outras.

O projeto tem o apoio do Governo Federal, prefeituras, empresas públicas, Ministério Público, Universidades, Banco do Brasil, Embaixada da Coreia do Sul e de diversas entidades não-governamentais.

"Estamos unindo esforços para recuperar a qualidade da água do rio que tem uma enorme importância ambiental, econômica e social", salienta a vice-governadora, Cida Borghetti, que coordena o comitê estratégico de revitalização do Rio Iguaçu.

Terceiro planalto e região da Cantu 


No planalto de Guarapuava, chamado de "terceiro planalto paranaense", o Iguaçu aparece como um rio consequente, influenciado pela formação geológica, onde o mergulho dos derrames de basalto fazem ele apresentar-se com trechos encaixados, como seus afluentes, com vales estreitos e profundos, com corredeiras (rápidos), ilhas rochosas e quedas de água, que são conhecidos pelo nome de "saltos": Grande, Santiago, Osório, Caxias, Sampaio, Faraday e as cataratas do Iguaçu.

Os desníveis que fizeram aparecer este grande número de quedas d'água fizeram este rio ser um dos maiores rio brasileiros na contribuição da geração de energia elétrica. Existem no seu percurso cinco represas para aproveitamento hidroelétrico, sendo elas:

Usina Hidrelétrica de Foz do Areia, município de Pinhão, capacidade de geração de energia 1 676 000 KW;
Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga (Segredo), município de Mangueirinha, capacidade de geração de energia 1 260 000 KW;

Usina Hidrelétrica de Salto Santiago,entre os municípios de Saudade do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu, capacidade de geração de energia de 1 332 000 KW;

Usina Hidrelétrica de Salto Osório, entre os municípios de Quedas do Iguaçu e São Jorge d'Oeste, capacidade de geração de energia de 1 050 000 KW.

Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, município de Capitão Leônidas Marques, capacidade de geração de energia 1 240 000 KW;

No chamado baixo curso do rio, após o município de Capanema, no Paraná; o rio faz a divisa internacional entre o Brasil e a Argentina, ou seja, entre o Estado do Paraná e a província de Misiones.

O IGUAÇU

Com as nascentes localizadas na Serra do Mar, o Iguaçu recebe este nome na confluência dos rios Atuba e Iraí. O ponto exato está sob a ponte da BR 277, sentido praias, na divisa entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. Com 1.300 quilômetros de extensão e bacia de 70 mil quilômetros quadrados, o Iguaçu atravessa o Estado e após as cataratas, no município de Foz do Iguaçu, desemboca no Rio Paraná, no marco das três fronteiras: Brasil, Argentina e Paraguai.

Dos 399 municípios paranaenses, 109 pertencem à Bacia do Iguaçu, dividida em Alto, Médio e Baixo Iguaçu. Nestas áreas estão 33% do território do Paraná, 42% da população (4.389.809 habitantes) e alguns dos 10 municípios mais populosos, como Curitiba, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul