Pular para o conteúdo principal

Depois de perseguir o PR por 4 anos, Gleisi quer a presidência da CAE

Entre 2011 e 2014 Gleisi Hoffmann (PT), como senadora ou ministra da Casa Civil, moveu uma perseguição implacável contra o Paraná impedindo que o estado tivesse acesso a empréstimos e repasses federais. A ideia era criar o maior número de dificuldades para o governador Beto Richa (PSDB) e facilitar seu projeto de chegar ao Palácio Iguaçu. O plano deu errado porque as manobras contra o Paraná da senadora foram denunciadas e os paranaenses, indignados, deram a Gleisi apenas 14% dos votos e o terceiro lugar na disputa pelo governo do estado.

Gleisi não se conformou com a derrota e quer dar o troco. Está se movimentando para conseguir a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), que avalia solicitações de empréstimos internacionais para estados e municípios. Sem o aval da CAE os estados ficam sem condições de contrair esse tipo de financiamento externo que será essencial em um período em que o país atravessa grandes dificuldades. Se conseguir o comando da CAE Gleisi poderá dobrar a dose de dificuldades e obstáculos para o Paraná que criou nos últimos 4 anos.

Um exemplo da furiosa ação de Gleisi contra os interesses do Paraná entre 2011 e 2014 foi a questão do Proinveste (Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal), um empréstimo para combater os efeitos da crise mundial de 2008 que todos os estados receberam sem problemas em 2012 e 2013 e que o Paraná só conseguiu receber em 2014 depois de diversas ações junto ao Supremo Tribunal Federal. A União se recusava a liberar o dinheiro apesar de o STF ter estipulado uma multa diária de R$ 500 mil diários. O dinheiro só foi liberado depois que o Paraná pediu a prisão do secretário do Tesouro, Arno Augustin e do ministro da Fazenda Guido Mantega.


Fábio Campana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.