Pular para o conteúdo principal

MEC não envia livros didáticos aos estados

A falta de livros didáticos nas escolas públicas é generalizada na maioria dos estados e a responsabilidade é do Ministério da Educação, ou seja, do governo federal. É o MEC que repasse os livros diretamente às escolas, sem interferência das secretarias estaduais de educação. Além do Paraná (238,9 mil livros), sofrem com a falta de livros Minas Gerais (745 mil), São Paulo (478,7 mil), Rio Grande do Sul (411,7 mil) e Santa Catarina (307,3 mil). O Paraná, por duas vezes, reiterou seu pedido por mais livros e São Paulo, fez novos pedidos por três vezes. O MEC não respondeu aos estados e tampouco enviou os livros às escolas.

Em nota, a Secretaria de Educação do Paraná, informa: 1- O Ministério da Educação é responsável por determinar quantidade e entregar os livros diretamente nas escolas. Em nenhum momento a logística passa pela Secretaria de Estado da Educação.

2- Em agosto do ano passado o MEC abriu o sistema para as escolas escolherem os títulos dos livros didáticos do 6º ao 9º ano que seriam distribuídos em 2014.

3- Para definir as quantidades de 2014, o MEC usou como base o Censo Escolar de 2012.

4- Em março deste ano, informada pelos alguns Núcleos Regionais de Educação sobre a faltas de livros didáticos, a Secretaria fez remanejamentos entre escolas, mas o trabalho não foi suficiente para cobrir a demanda.

5- No começo de abril a SEED comunicou oficialmente o MEC que os livros distribuídos no Paraná foram insuficientes e solicitou mais livros para 1.354 escola, o que totalizaria 238.390 mil livros.

6- O MEC não aceitou o pedido alegando que o documento não estava com a assinatura do secretário de estado (que estava em viagem) e sim pelo diretor-geral da secretaria.

7- Um novo documento, com a assinatura do secretário foi encaminhado para o MEC, mas até o momento apenas 38 escolas receberam os livros.

8- A SEED entrou em contato com outras secretarias estaduais para saber se o mesmo problema está acontecendo, e foi informada que faltam as seguintes quantidades de livros

Rio Grande do Sul - 411.728
Santa Catarina - 307.308
São Paulo - 478.780
Minas Gerais - 745.000
Paraná - 238.900

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.