terça-feira, agosto 23, 2011

Deputado André Bueno busca solução para escolas mistas em Cascavel

O deputado estadual Andre Bueno (PDT) esteve na manhã desta terça-feira (23) em audiência com o Secretário de Educação, Flavio Arns. Na pauta do encontro estava a solução para o impasse envolvendo terrenos onde existem escolas mistas (Estado e Município), com irregularidades na documentação.

Já no início da sua gestão o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, iniciou o processo de regularização, no entanto houve dificuldade no andamento do processo. Agora, o governo Beto Richa, através do secretário de Educação Flávio Arns, busca a legalização de todos os processos. “O grande problema é que o Estado fica impedido de investir no terreno que é do município e o município também não pode investir em edificações estaduais.Como as escolas são mistas queremos regularizar a situação para que os investimentos possam ser divididos, já que existem alunos do estado e do município”, justifica o deputado.

Em Juvinópolis o município está investindo cerca de R$ 1,5 milhões sem nenhuma ajuda do Estado. “Se houvesse toda a regulamentação dos documentos a obra poderia ser dividida e ficaria bem mais barato para o Estado e também ao Município”, lembra o Secretário de Educação de Cascavel, Valdecir Nath. Para ele, com a regularização de todos os terrenos será possível a realização de obras também em Rio do Salto, São Salvador e Sede Alvorada. “São todas escolas mistas, que já possuem projetos de ampliação e reforma, mas que por falta de verba não são realizadas. Caso isso venha a se regularizar teremos os investimentos de uma forma bem mais rápida”.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

No próximo mês será realizada em Cascavel uma Audiência Pública para debater o assunto. A intenção é que seja mobilizada a sociedade organizada, junto com o NRE (Núcleo Regional de Educação) e deputados estaduais, para saber quais são os principais problemas enfrentados. Para o chefe do NRE em Cascavel Vander Piaia, a regularização deve ser prioridade dos gestores públicos. “É importante que tenhamos a vontade dos gestores em regularizar estas situações, e é claro discutir com a população os problemas enfrentados em cada estabelecimento escolar.

Acredito que estamos dando um passo importante para a solução definitiva deste impasse”.
A data da audiência será divulgada dos próximos dias.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE