Pular para o conteúdo principal

Valdir Rossoni é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Deputado assume o comando da Casa dizendo que transparência é obrigação e prometendo medidas que vão alterar a forma de administração da AL

Com 47 votos favoráveis e 6 abstenções, o deputado Valdir Rossoni (PSDB), da chapa Liberdade, foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná nesta terça-feira (1º). As seis abstenções foram dos deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) , único partido declaradamente de oposição ao governo de Beto Richa (PSDB).

Além de Rossoni como presidente, a nova Mesa Diretora formada nesta terça-feira é composta pelo 1º vice-presidente, deputados Artagão Júnior (PMDB), 2º vice-presidente, Augustinho Zucchi (PDT), 3º vice-presidente, Douglas FabrícioPlauto Miró Guimarães (DEM), 2º secretário, Reni Pereira (PSB), 3º secretário, Reinhold Stephanes Junior (PMDB), 4º secretário, Gilson de Souza (PP), e 5º secretário, Fabio Camargo (PTB). (PPS), 1º secretário,

A sessão foi iniciada às 17h05 pelo ex-presidente da AL, deputado Nelson Justus (DEM). Às 17h20, Rossoni pediu votos aos parlamentares e disse que era uma honra assumir o posto de presidente da Casa. O tucano prometeu continuar com as mudanças iniciadas por Justus. “O deputado Nelson Justus deu um passo importante, agora daremos o passo definitivo”, diz.

Ele ainda garantiu que vai transformar a Assembleia do Paraná na melhor do Brasil. Entre as mudanças, prometeu discutir o orçamento de maneira inédita e confessou que ficava irritado como este assunto era tratado na Casa anteriormente. Rossoni também admitiu que busca o reconhecimento da sociedade com o trabalho dos deputados. “Quem aqui não quer entrar em um restaurante e ser reconhecido com deputado? Ou então ao chegar a um hotel poder dizer que é deputado e não um empresário”, comenta.

Em discurso, o novo presidente prometeu que todos os servidores serão cadastrados novamente na AL. Outra novidade por ele proposta é a prestação de contas para a sociedade organizada que deverá ser realizada uma vez por mês. “Transparência é obrigação”, comenta. A sessão foi encerrada às 17h56.

Justus deixa a presidência e novos deputados assumem

O deputado estadual Nelson Justus (DEM) fez na tarde desta terça-feira (1º) o último discurso como presidente da Assembleia. Justus abriu a sessão de posse dos deputados às 15h09 e iniciou o discurso 10 minutos depois, após apresentar a as autoridades que compunham a Mesa e ouvir o Hino Nacional.

Além de Justus e dos deputados eleitos, estavam presentes o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), o vice-governador, Flávio Arns (PSDB), o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Celso Rotoli de Macedo, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso Olympio de Sá Sotto Maior Neto, o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães, o primeiro secretário, deputado Alexandre Curi (PMDB) e o segundo secretário, Elio Rusch (PSDB), o Procurador-Geral de Justiça do Paraná, (DEM).

No discurso com pouco mais de 20 minutos de duração, Justus foi vaiado por duas vezes. A primeira manifestação negativa ocorreu quando ele destacou que os deputados eleitos no ano passado receberam a confiança dos eleitores com base na Lei da Ficha Limpa. A segunda manifestação com vaias do público presente ocorreu no momento em que Justus começou a citar os avanços conquistados na Assembleia nos últimos quatro anos. O deputado Caíto Quintana (PMDB), que presidia a sessão no momento, foi obrigado a intervir e pediu que os presentes respeitassem Justus.

Os deputados da 17ª legislatura foram empossados às 16h08. A única ausência foi do deputado Ney Leprevost (PP) que se ausentou por motivo de saúde. A sessão foi encerrada às 16h13 pelo deputado Nelson Justus.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1092409&tit=Valdir-Rossoni-e-o-novo-presidente-da-Assembleia-Legislativa-do-Parana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.