Pular para o conteúdo principal

Greve dos vigilantes continua por tempo indeterminado em todo o estado

70% da categoria aderiu à paralisação nesta terça-feira, segundo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região

Os vigilantes do Paraná decidiram em assembleia realizada em todo o estado na tarde desta terça-feira (1°) que vão continuar com a paralisação por tempo indeterminado. Nesta terça-feira o Ministério Público do Trabalho mediou uma tentativa de aumento de 7% sobre o piso salarial da categoria, adicional de risco de 13% e vale refeição de R$ 14, mas a classe patronal não aceitou a nova proposta. Os patrões propõem somente reposição do INPC no salário, no adicional de risco de vida e no vale refeição.

Com a greve da categoria várias agências fecharam as portas nesta terça-feira. Segundo informações da assessoria do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região 70% dos trabalhadores aderiu à greve. Em Maringá, Norte do estado, cerca de 35 das 64 agências estavam fechadas no início da tarde desta terça-feira. O Sindicato prevê que todas fechem até quarta-feira (2). Em Londrina, na região Norte, 100 agências não estão funcionando nesta terça-feira.

Alternativas

O fechamento de várias agências faz com que cidadãos procurem alternativas para deixar as contas em dia. Principalmente no começo do ano, quando é necessário pagar impostos como o IPTU e IPVA, o consumidor tem as lotéricas, os terminais de autoatendimento e a internet como maneiras de contornar os transtornos causados pela greve.

Segundo a advogada Claudia Silvano, especialista em Direito do Consumidor, a paralisação da categoria não deve prejudicar o cidadão. Porém, como a maioria das operações bancárias pode ser feita em caixas automáticos, lotéricas e via internet, a greve não deve valer como justificativa do atraso no pagamento de contas. “Caso a paralisação dure por muitos dias o consumidor que se sentir prejudicado pode entrar com processo no Procon”, ressalta Silvano.

A greve pode deixar os caixas eletrônicos das agencias sem dinheiro, pois os carros-fortes não poderão reabastecer os terminais de atendimento. Porém, os caixas automáticos de shoppings, supermercados e postos de gasolina não terão falta de cédulas já que o abastecimento destes é terceirizado.

Conforme a Lei 7.102, os bancos precisam de no mínimo dois vigilantes para funcionar. Segundo a assessoria do Sindivigilantes, ainda não foi estimado quantas agências não estão em funcionamento por conta da greve em Curitiba.

Para contornar os transtornos causados pela greve dos vigilantes, veja que serviços não dependem da abertura de agências bancárias:

Nas casas lotéricas:

- Recebimento de benefícios sociais como Bolsa Família, INSS, FGTS, Seguro-Desemprego e PIS

- Pagamento de IPTU

- Pagamento de contas de água, luz e telefone

- Pagamento de boletos de cobrança bancária

- Pagamento de prestação habitacional

- Consulta de saldo de conta corrente e poupança

- Depósitos em conta corrente e poupança

- Saques de conta corrente e poupança com o cartão magnético

Em terminais eletrônicos (caixas automáticos e salas de autoatendimento):

- Saques

- Depósitos em dinheiro ou cheque

- Consulta e retirada de saldo/extrato

- Transferências

- Retirada de folhas de cheque

- Pagamento de contas (não vencidas)

- Agendamento de pagamentos e DOC

- Pagamento de cartão de crédito

- Saques de benefícios sociais, com o cartão magnético

- Resgate de investimento

- Pagamento de IPTU

- Pagamento de IPVA (somente em terminais de atendimento do Banco do Brasil)

Pela Internet:

- Pagamento de IPTU

- Pagamento de IPVA

- Pagamento de água, luz e telefone

- Consulta de saldo/extrato

- Pagamento de boletos de cobrança bancária

- Pagamento de prestação habitacional

- Transferências

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1092392&tit=Greve-dos-vigilantes-continua-por-tempo-indeterminado-em-todo-o-estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.