Pular para o conteúdo principal

Pessuti se despede com críticas a Requião e esperança de cargo federal

Governador garante que todos os vencimentos do funcionalismo foram quitados, "mas destacou que não ficarão recursos em caixa "
Fonte: http://www.bemparana.com.br/index.php?n=167466&t=pessuti-se-despede-com-criticas-a-requiao-e-esperanca-de-cargo-federal

Na coletiva de despedida de 9 meses de administração, ontem, o governador Orlando Pessuti (PMDB) criticou o seu antecessor o senador eleito Roberto Requião.“Fomos melhores porque o Requião anunciava 64 escolas mas não tinha dinheiro para construir nenhuma. Conseguimos equacionar as contas para achar solução e construir 34 escolas, ainda há uma pendência de 30 para o próximo governador. Há também, junto dessas escolas, algumas salas avulsas que também não iremos fazer, porque a arrecadação foi mais baixa do que esperávamos”, disse Pessuti. O governador garantiu aomda que os vencimentos de todos os funcionários públicos, inclusive passivos de promoção e progressão para professores que estavam pendentes desde 2009, foram quitados. Mas destacou que não ficarão recursos em caixa.

“Fechamos bem o ano, a totalidade dos salários foram pagos”, afirmou. “Não tivemos dinheiro para tudo fazer, mas felizmente honramos com o que é essencial”, reforçou. “O Paraná está em situação privilegiada, pois não tem déficit em suas contas, é equilibradíssimo do ponto de vista financeiro e de gestão administrativa.” Apesar disso, a equipe de transição do governador eleito, Beto Richa (PSDB), fez uma avaliação e acredita que assumirá o governo com rombo de R$ 1,5 bilhão nas contas. “Estamos entregando um estado melhor do que em abril e muito melhor do que em 2003 . Segundo Pessuti, graças à boa situação financeira do Estado, foi possível contratar 2.500 policiais, 4 mil servidores da saúde, antecipar o pagamento do 13.º salário e dos salários de dezembro do funcionalismo público e ajustar o pagamento de todos os passivos relativos a promoções e progressões de várias categorias profissionais. O governador citou o início da construção de 34 novas escolas e 80 clínicas da mulher e da criança, nesses nove meses, e afirmou que todas as obras estão com recursos já disponíveis em caixa.

Pessuti destacou que não contou com o apoio do ex-governador Requião durante a administração. “O apoio não fez falta, mas o apoio de qualquer pessoa humilde ajudaria muito mais, já que em 27 anos resolvemos muitas questões juntos”, afirmou. “Mas acho que este foi o objetivo do rompimento por parte dele no início da minha gestão: criar dificuldade. Mas conseguimos, mesmo assim, chegar ao final do governo com a cabeça erguida e com uma avaliação positiva dos paranaenses”. Pessuti disse ainda que Requião anunciou, em outdoors inclusive, a construção de 300 clínicas, mas só tinha 146 em fase de construção. “Nós fechamos a autorização de mais 80 clínicas, que já estão em obras”, completou.

Cargo no governo federal — Pessuti afirmou que ainda espera ser chamado para um cargo de “primeira linha” no governo federal. “Sempre foi dito pelos companheiros do PMDB e pelo próprio Michel Temer (vice-presidente eleito) em comício na Boca Maldita (local no centro de Curitiba) esperar contar conosco em um cargo de primeira linha”, afirmou. Pessuti ressaltou que não houve detalhamento sobre o cargo que poderia ocupar. “Nas conversas que tivemos em Brasília para um eventual cargo não foi detalhado nada. Mas falaram sobre a CONAB, a Itaipu e o Correios, ou ainda uma diretoria na Caixa ou no Banco do Brasil ou ainda na Petrobras. Cogitaram ainda um ministério extraordinário da Copa”, disse ele.

Segundo o governador, a reivindicação não é particular, por isso se contentaria se algum paranaense que apoiou a presidente eleita Dilma Rousseff no Estado fosse chamado. “Procuramos o reconhecimento do Paraná”, destacou. O governador havia colocado seu nome como pré-candidato ao governo do Estado pelo PMDB, mas abriu mão da pretensão após conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em nome de uma aliança entre partidos da base do governo federal, com o senador Osmar Dias (PDT) como candidato. “Não houve nenhum acordo, nenhuma obrigação de que ficaria com algum cargo garantido”, afirmou. Segundo ele, o processo de negociação realizado no Paraná contribuiu para que as forças da base federal se unissem em Minas Gerais. “Esperamos o reconhecimento que pode ser para nós ou para algum companheiro”, disse.

Independentemente de conseguir o cargo pleiteado, Pessuti lançou a pré-candidatura ao governo do Estado. “Nunca desisti de ser candidato a governador e mantenho a disposição”, ressaltou. “Se não fui agora, certamente serei em 2014.” Funcionário concursado da Secretaria de Estado da Agricultura, ele disse que terá, a partir de janeiro, um cargo e um salário do governo estadual. Politicamente, pretende atuar na reorganização do PMDB no Paraná Eleito vice-governador em 2002 e reeleito em 2006 na chapa encabeçada por Roberto Requião (PMDB), Pessuti assumiu o governo em 1º de abril deste ano, com a desincompatibilização de Requião para disputar e ser eleito senador.

Comentários

Anônimo disse…
Esse Pessutão, é um tremendo fanfarrão, prometeu o asfalto interno do campus cedeteg como presente de natal e parece-me que até agora nada...

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.