Pular para o conteúdo principal

Fraude e desvio em empresa pública do Paraná antecipam auditoria

http://www.fabiocampana.com.br/2010/12/fraude-e-desvio-em-empresa-publica-do-parana-antecipam-auditoria/

Quando o governador eleito Beto Richa, do PSDB, afirmou que pedirá auditoria nas contas do Estado, não imaginou que o trabalho começaria antes de sua posse, nesta semana.

Pois, pois, dois diretores de empresa pública do governo do Paraná denunciaram ao Ministério Publico e ao Tribunal de Contas, na ultima quinta-feira, uma fraude no SIAF-Sistema de Administração Financeira do Governo do Paraná feita por um funcionário da SEFA-Secretaria de Estado da Fazenda que era o Diretor Financeiro do órgão e que causou um desvio de aproximadamente R$ 500 mil que foram parar na sua sua conta particular.

O funcionário, que já confessou formalmente o crime e entregou seus extratos bancários mostrando que usou o dinheiro para fins particulares, tinha cometido o mesmo crime em 2004, quando foi instado pela própria SEFA a devolver os recursos. Mas foi lotado pela SEFA na empresa estatal em 2005, recebendo senha de acesso ao sistema e voltou ao crime. Ele usava de sua senha de acesso ao sistema SIAF da SEFA e desviava os recursos usando assinaturas falsificadas dos diretores nos boletins de crédito que eram enviados ao Banco do Brasil, que pagava sem conferir a autenticidade das assinaturas.

A pedido dos diretores da empresa o MPE e o TCE investigarm a existência de fraudes em todo o sistema SIAF da SEFA, que podem ter sido cometidos em outras Gerências Financeiras das secretarias de estado e empresas públicas. Os desvios ocorreram entre 2006 e 2010 e todas as contas do órgão foram aprovadas pelo TCE, que não descobriu a fraude através da fiscalização. Agora Beto Richa sabe que um bom caminho é investigar a fragilidade do SIAF-Sistema de Administração Financeira do Governo do Paraná.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.