segunda-feira, março 27, 2017

Rio Bonito do Iguaçu - Pescadores de Laranjeiras do Sul e Guarapuava vencem o 1º Campeonato Aberto de Pesca Esportiva no Alagado



No último sábado, 25, aconteceu na prainha do Alagado, em Rio Bonito do Iguaçu, a abertura do 1º Campeonato Aberto de Pesca esportiva organizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Turismo e Departamento Municipal de Esportes. Assim ficou a classificação final:

1° lugar - Adilson Biava e Eduardo Gaspar - Laranjeiras do Sul
– Traíra de 57,50 cm;

 2° lugar - Maiquel Panassolo e Luiz Claudio – Guarapuava – Traíra de 46,5 cm; 3° lugar - Luciano P. Dos Santos e Edones – Pinhão;
 4° lugar - Marcos Brzezinski e Michel Nantes – Pinhão.

O campeonato tem âmbito estadual e terá outras 12 etapas em outros municípios durante o ano.

Pesca Esportiva

Pesca desportiva (português europeu) ou pesca esportiva (português brasileiro) ou pesca recreativa é a pesca que se pratica enquanto atividade de lazer, sem que dela dependa a subsistência do pescador. Também se pode chamar de pesca de lazer ou pesca amadora. Uma das modalidades mais populares da pesca desportiva é a praticada utilizando-se apenas vara de pesca, linha de pesca, anzol e isca artificial.

A pesca esportiva pode ser praticada no mar, rios e lagos (In natura) utilizando-se iscas naturais ou iscas artificiais, com tração de molinetes ou carretilhas e também pode ser praticada em associações ou clubes especiais para o esporte onde os Peixes são criados em lagos artificiais, ou Açudes mais conhecidos no Brasil como Pesque-pague.

A pesca recreativa está entre as atividades de integração social e lazer mais difundidas no mundo, sendo uma prática que promove a união familiar ou de grupos de amigos. Muitas vezes é a principal motivação para uma viagem de turismo.

Apreensão

Durante a etapa do Campeonato Estadual de Pesca Esportiva, A Força Verde da Polícia Militar e fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apreenderam material de pesca predatória em um barco aportado às margens do Alagado. Enquanto auxiliavam os pescadores esportistas, os policiais avistaram um cabo parecendo um espinhel. Na vistoria, foi constatado que eram mais de 100 metros de rede.

Um dos objetivos principais do evento, além de divulgar a Pesca Esportiva e o turismo regional, é também combater a pesca predatória na região

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul