Pular para o conteúdo principal

Paranaense é indicado para ministro do STJ

A presidente Dilma Rousseff indicou o paranaense Joel Ilan Paciornik para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A indicação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26). Hoje, o desembargador atua no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.

A indicação de Paciornik pretende preencher a vaga do ministro Gilson Dipp, que se aposentou do cargo. A escolha do novo ministro se baseia em uma lista tríplice eleita pelo Pleno do STJ. Entre os listados, o paranaense foi o mais votado, com 18 votos.

Agora, o desembargador deve passar por uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, para em seguida ser submetido à votação no plenário. Se aprovado, Paciornik já pode ser nomeado pela presidente Dilma.

Joel Ilan Paciornik é formado pela Faculdade de Direito de Curitiba e é mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O desembargador é membro da Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), corte em que atua desde 2006. Paciornik também já foi diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná e juiz do Tribunal Regional Eleitoral paranaense.

Além de Paciornik, a presidente Dilma também indicou o magistrado Antônio Saldanha Palheiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), para ocupar o cargo do ministro Sidnei Beneti, que também se aposentou.

O STJ é composto de 33 ministros: um terço de magistrados vem de Tribunais Regionais Federais; um terço de desembargadores dos Tribunais de Justiça e um terço, de advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.