Pular para o conteúdo principal

Projeto de Dib permite apreensão de bens associados à pratica de crimes

A Câmara analisa proposta que altera a lei das organizações criminosas (Lei 12.850/13) para autorizar o juiz de Direito a decretar a apreensão de bens ou valores associados à pratica de crimes.
A medida está prevista no Projeto de Lei 7962/14, do deputadoWilliam Dib (SP), que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2848/40) e revoga a Lei do Crime Organizado (Lei 9.034/95).
Segundo ele, o projeto atualiza a legislação vigente, uma vez que a apreensão de bens e valores objeto de crime já está prevista na Lei de Drogas (11.343/06) e na lei que define os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores (Lei 9.613/98).
Eficiência
“Entre as formas de atingir-se o autor do crime, está o sequestro dos seus bens. Isto vale para crime comum, como um atropelamento com morte, e também para o crime organizado”, disse o autor. “Contudo, é medida cuja implementação ainda não atingiu o grau de eficiência que dela se espera”, completou.
O projeto determina, por exemplo, que veículos, embarcações, aeronaves e outros meios de transporte, além de maquinários, utensílios, instrumentos e objetos utilizados para a prática do crime fiquem sob a guarda da polícia após a apreensão.
Ao proferir a sentença de mérito, o juiz decidirá sobre o perdimento em favor da União do produto, bem ou valor apreendido, sequestrado ou declarado indisponível, com sua reversão direta ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FUNSP).
O texto terá analise conclusiva das comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive quanto ao mérito)..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.