Pular para o conteúdo principal

As ameaças chegam ao emprego

Está definitivamente aceso o sinal amarelo na área de emprego no Brasil, ainda o principal dado que o governo pode apresentar em seu discurso para defender a política econômica adotada até agora, mas prestes a ser substituída pela nova equipe escalada por Dilma para comandar a economia em seu segundo mandato.

Apesar de ter surpreendido os analistas, apresentando a criação de 8.381 empregos formais em novembro, os números indicam grande desaceleração nesta área. Os especialistas esperavam resultado negativo no mês passado, seguindo o que havia acontecido em outubro.

O tamanho da queda nas contratações com carteira assinada pode ser medido pelos números globais do ano: de janeiro a novembro foram 938 mil novos postos de trabalho criados, o pior resultado desde 2003, quando foram abertos 861 mil postos.

Como a expectativa de dezembro é negativa, o próprio governo espera encerrar o ano com a criação de 700 mil vagas, o que será o pior resultado desde pelo menos 2002, início da série histórica. O próprio Ministério do Trabalho, responsável pelos dados do Caged, classificou o desempenho como “modesto”.

Foi o resultado mais fraco para o mês desde 2008 e 82% inferior também ao registrado em novembro do ano passado, quando foram criados 47,5 mil postos. Não foi de todo ruim porque a tendência é novembro ser mais fraco nas contratações do que outubro --que neste ano registrou uma baixa de 30 mil vagas.

A explicação do ministro Manoel Dias é de que houve atraso na contratação de empregados temporários para o fim do ano, por isso novembro foi superior a outubro.
Para dezembro a previsão não é boa. As vagas criadas para atender as festas de Natal e Ano Novo começam a ser fechadas.

E as perspectivas para o início de 2015 também não são nada alentadoras. Há setores, como o automobilístico – e, por extensão, toda a sua longa carreira – que estão no limite, segurando o nível de emprego utilizando férias coletivas e afastamentos temporários. A indústria, que apresenta já saldo negativo este ano, na maioria dos seus segmentos está com estoques elevados e com capacidade ociosa acima da média.

O temor é que as demissões maiores comecem logo após as festas.


por José Marcio Mendonça, na Infomoney

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.