quinta-feira, agosto 29, 2013

Na Assembleia, APAES comemoram avanços no atendimento aos alunos

A Assembleia Legislativa foi palco do encerramento das comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O tema de 2013 foi ‘Desafiando os limites, diminuindo as diferenças’. A presidente da Federação das APAES do Paraná, Neuza Soares de Sá, revelou que o tema deste ano ganhou força com a aprovação, pelo Legislativo, da lei proposta pelo governo estadual que implantou o programa “Todos Iguais pela Educação”.
Com a lei, está garantida a continuidade do trabalho das escolas de educação básica na modalidade de educação especial. “Essa lei já é uma referência nacional. Por isso nós a apresentamos ao Ministério da Educação. Tornar a cidadania dos alunos com deficiência intelectual e múltipla igual as dos alunos da rede comum de ensino é fundamental”, disse Neuza.
O programa “Todos Iguais pela Educação” determina que os recursos que são aplicados nas escolas de educação básica também sejam repassados às de ensino especial para a merenda escolar, transporte dos alunos e reformas e construções. O Paraná tem 327 APAES e outras 13 instituições filiadas que atendem 42 mil alunos.
A presidente das APAES no Paraná condenou a “postura radical” da presidente Dilma Rousseff e do Governo Federal que, através de um projeto, tenta colocar os alunos especiais na rede integral de ensino. “Não podemos permitir essa redação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação que extingue as escolas especiais de todo o país.”
O deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Alep, parabenizou os professores pelo trabalho que desempenham nas APAES e lembrou que a Assembleia é parceira do governo estadual na aquisição dos micro-ônibus adaptados que estão sendo entregues às instituições de todo o estado. O Legislativo devolveu ao governo R$ 10 milhões, fruto da economia gerada pelas medidas de austeridade, que foram repassados ao programa “Todos Iguais pela Educação”.
“Agradeço à senhora Neusa pelo reconhecimento do nosso trabalho. É importante para essa Casa participar desse esforço para ajudar as APAES do Paraná. Essa ajuda que damos coroa o trabalho de austeridade e exemplo de como tratar o dinheiro público em benefício da comunidade”, afirmou.

Apresentação

A Assembleia recebeu alunos de diversas APAES do estado, entre elas as de Bituruna e Marmeleiro. Os alunos foram recebidos pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB) no gabinete da presidência.
Os alunos de Marmeleiro fizeram uma apresentação musical no espaço cultural da Alep. A banda Entre Amigos emocionou a todos os presentes.
Ricardo Augusto Elicker Xavier, vocalista da banda, contou um pouco de sua história e, principalmente, o papel essencial que a APAE teve em sua vida.
Ele sofreu um acidente doméstico quando tinha cinco anos. Bateu a cabeça e perdeu a fala. A mãe dele, que desconhecia o real trabalho da APAE, se recusava levar o filho à instituição até que um dia foi convencida. Lá, os professores começaram a avaliar a receptividade que ele tinha com a música e o incluíram nas aulas. “Temos um trabalho individual com os alunos e através da música o Ricardo desenvolveu a fala”, explicou Roberto Cesar da Silva, professor de música e responsável pela banda.
Valdir Rossoni se emocionou pelo relato de Ricardo e o parabenizou pelo exemplo de superação. “É uma história que nos faz refletir. Até aos cinco anos não conseguia pronunciar nenhuma palavra e nos alegramos com seu canto.”
  
Fonte:Sonia Maschke - Jaime Santorsula Martins - Assessoria de Comunicação da Presidência Assembleia Legislativa do Paraná

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul