quinta-feira, novembro 08, 2012

Laranjeiras do Sul:Morador do Passo Liso captura cobra Cascavel com 8 guizos e entrega na Vigilância sanitária

Um morador da comunidade Passo Liso capturou nesta quinta-feira (8) uma cobra Cascavel, ele fez a entrega da cobra na Vigilância Sanitária de Laranjeiras do Sul.

A Cobra é adulta e com 8 guizos, será entregue a força verde que deverá encaminha-la para o observatório na cidade de Irati e posteriormente ela será devolvida ao seu habitat natural. (video abaixo)



Guaraci (vigilância sanitária de Laranjeiras do Sul) falou sobre a importância de capturar viva a serpente, e fez alertas a população (video acima)


A Cascavel

A cascavel (Crotalus durissus) é uma serpente da família Viperidae de hábito terrícola e noturno, que possui dentição do tipo solenóglifa sendo, portanto, peçonhenta. A característica mais peculiar à essa espécie está na extremidade de sua cauda, onde encontra-se o chocalho ou guizo, um anexo do tegumento, de formato cilíndrico achatado e composto por anéis ocos que, como as escamas, são constituidos de queratina (proteína também constituinte de nossos cabelos e unhas) .

Um comportamento comum exibido pelas cascavéis é ao sentirem-se ameaçadas, vibrar a cauda fazendo com que o os anéis  que compõem chocalho se choquem, emitindo um som característico com a função de afugentar possíveis predadores (Vídeo 1). Muitas pessoas acreditam que o número de anéis do guizo das cascavéis estaria relacionado à idade da serpente, cada um dos anéis correspondendo à um ano de vida do animal. Dessa maneira uma cascavel com um chocalho formado por sete anéis teria sete anos de idade. Mas será que realmente existe essa relação?

O que de fato ocorre é que a cada muda de pele (Veja: A muda de pele das serpentes) que a cascavel realiza é adicionado um anel ao guizo, dessa forma o número de anéis está relacionado ao número de mudas que a serpente fez. Entretanto, a frequência com que a serpente realiza a muda de pele esta relacionada à vários fatores como por exemplo a idade; há um menor intervalo de tempo entre a realização de mudas quando o animal é jovem, uma vez que o crescimento é mais acelerado nesse período. Contam também a saúde da serpente, a qualidade da alimentação e as condições ambientais onde o animal vive. Dessa maneira uma cascavel pode realizar mais de uma muda por ano e consequentemente adicionar mais de um anel ao seu chocalho nesse período de tempo.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul