quarta-feira, novembro 28, 2012

Foz do Iguaçu:Paraná integrado, Governador Beto Richa e prefeitos (a) eleitos


Aproximar o Governo do Estado de prefeitos e vice-prefeitos eleitos no pleito de outubro desse ano. Esse é o objetivo do encontro que governo paranaense promove entre quarta e sexta-feira desta semana, em Foz do Iguaçu. Uma estrutura de atendimento será montada para que os gestores municipais que assumem em janeiro conheçam projetos e programas de cada área do Estado. O evento foi pensado para facilitar o acesso às informações sobre ações que podem contribuir para o desenvolvimento das cidades paranaenses. 

A iniciativa faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, uma parceria do Governo do Paraná e Sebrae-PR. O objetivo é auxiliar as novas lideranças municipais a planejar os primeiros 100 dias de governo. Dessa forma, o encontro será uma importante ferramenta de aproximação entre o eleitos e o governo do Estado. 

Com esse relacionamento, poderemos apresentar o trabalho realizado pelo Executivo estadual. Para tanto, o governador Beto Richa, além de participar do encontro, terá um gabinete no local para receber os futuros administradores municipais. A ideia é interiorizar o governo, levando-o para perto dos paranaenses. 

A contribuição para os prefeitos eleitos será muito grande. Eles poderão conhecer o que o governo do Estado tem a oferecer aos municípios. Estandes destinados às equipes técnicas e salas de reuniões setoriais serão montados para atender às demandas, que podem ir desde a melhoria dos equipamentos urbanos até o resgate social e geração de renda.

Outro aspecto importante do encontro é facilitar o acesso a um conjunto de programas estaduais. A aproximação dará aos novos prefeitos subsídios para eleger prioridades e formar parcerias com o Estado para a execução das ações. Entre os investimentos apresentados, os prefeitos poderão conhecer programas como Família Paranaense, de combate à pobreza. Iniciado em 30 municípios, o programa está em fase de expansão e passará a atender mais 100 cidades, atingindo um total de 30 mil famílias. 

O governador Beto Richa abre oficialmente o evento, na quarta-feira, às 19h30, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães, e do presidente do Sebrae-PR, Jeferson Nogaroli, além de outras autoridades. Nos dias 29 e 30, secretários estaduais e dirigentes de empresas públicas participam de palestras, painéis, oficinas e dinâmicas de grupo sobre gestão pública empreendedora, plano estratégico, políticas públicas, desenvolvimento local e o papel das micro e pequenas empresas. 

Estamos promovendo uma grande mobilização para atender aos prefeitos. Por isso, a participação de todos é primordial. Assim, podemos manter uma relação institucional estreita, tendo uma visão ampla e integrada para atender às demandas das diferentes regiões do Paraná, acelerando a capacidade de investimentos e levando mais obras para todas s municípios.

*Guto Silva é subchefe da Casa Civil do Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul