A capital do Mato Grosso do Sul foi a primeira cidade do país a receber a Caravana “Brasil pra Elas” no último sábado (21/5). Mulheres de 25 municípios do estado participaram da ação liderada pela Secretaria Especial de Produtividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), que tem por objetivo apoiar mulheres com baixo poder econômico a darem o primeiro passo em direção à independência financeira por meio do empreendedorismo.
Além dos atendimentos feitos durante o dia pelos bancos federais – que atenderam mais de 500 mulheres buscando informações sobre abertura de conta, Pix e acesso a microcrédito –, mais de mil mulheres foram certificadas nas oficinas no dia do evento. As inscrições para os cursos de até 90 dias ainda poderão ser realizadas junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) MS. A expectativa do Ministério da Economia é que 20 mil mulheres sejam capacitadas em 2022.
A secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, participou da atividade e destacou que é preciso apoiar as mulheres com capacitação, kits de trabalho para iniciarem suas atividades remuneradas, crédito em parceira com os bancos, tecnologia e informação. “A ideia é desenvolver todo o mecanismo de políticas públicas que a mulher precisa para realizar o seu sonho de ter a independência financeira. O governo federal está ao lado da mulher nessa jornada, ninguém ficará para trás”, pontuou.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) nos estados, serão ofertados cursos técnicos e profissionalizantes para que as mulheres possam aperfeiçoar ou aprender uma nova habilidade, que será sua fonte de renda. As aulas começarão logo após as Caravanas e terão duração média de até 90 dias.
Alcione Correa Borges, do município de Nova Andradina (MS), contou como foi sua experiência. “Eu amei participar da Caravana em Campo Grande. Quero fazer o curso de cozinha industrial e abrir o meu próprio negócio”, afirmou. Também de Nova Andradina, Marli Pereira destacou a importância dos cursos para expandir o conhecimento das mulheres em todo o país: “Muito obrigada, eu fico muito feliz em ter participado, conhecido gente nova, espero que continue”.
Além do Ministério da Economia, a iniciativa conta com as seguintes parcerias: Sebrae; Confederação Nacional da Indústria (CNI); Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Banco do Brasil; Caixa Econômica; Banco do Nordeste; Banco da Amazônia; Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Ministério da Cidadania; Senac e Senai, além de governos estaduais e municipais.
Etapa Palmas
A segunda parada da Caravana será em Palmas, Tocantins, nesta sexta-feira (27/5), na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros ( Quadra T 22, Avenida TNS 04, Apm 48, Jardim Taquari, Palmas/TO), das 9 às 17 horas e, na sequência, na segunda-feira (30/5), no Centro de Cultura Cristã da Bahia/CECBA (Rua Dr. Augusto Lopes Pontes, 2621, bairro Costa Azul), das 8 às 18 horas.
A Caravana oferecerá cursos e serviços gratuitos (como abertura de conta bancária e formalização) e fomento às redes locais de empreendedorismo feminino. Depois de Palmas e Salvador, a iniciativa segue para Macapá/AP (11/6 e Maceió/AL (30/6). A agenda de cidades está sendo atualizada semanalmente.
Comentários