Pular para o conteúdo principal

Em recurso, ex-prefeito e vice regularizam contas de 2010 junto ao TCE/PR


O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) acolheu o recurso de revista interposto por Luiz Fernando Ribas Carli e Jorge Luiz Massaro, respectivamente prefeito e vice de Guarapuava no quadriênio 2009-2012. Com a decisão, as contas de 2010 deste município da região Centro-Sul foram consideradas regulares com ressalva, modificando a decisão do Acordão de Parecer Prévio nº 388/14, expedido pela Primeira Câmara da corte.

Na decisão original, as contas de Guarapuava em 2010 haviam sido consideradas irregulares devido à acumulação ilegal de cargos pelo então vice-prefeito, que é servidor estadual. O TCE-PR havia determinado a devolução dos valores indevidamente recebidos pelo vice e multado o prefeito.

Em sua defesa, Massaro alegou boa-fé por desconhecer a proibição quanto à acumulação de cargos por vice-prefeito. Ele argumentou também que as remunerações foram provenientes de cargos públicos distintos, uma vez que o cargo de vice-prefeito é constitucional e eletivo e o cargo de médico do Estado é oriundo de concurso público. Além disso, quando ocupou o cargo de prefeito, na ausência do titular, Massaro declinou da acumulação de salários.

Ao fundamentar seu voto, o relator do recurso de revista, conselheiro Fernando Guimarães, alegou que é possível observar a boa-fé do recorrente, uma vez que, assim que teve ciência da irregularidade, declinou do cargo na área de saúde. O conselheiro deu provimento ao recurso e considerou as contas de 2010 do município regulares com ressalva, com o afastamento das penalidades aplicadas aos responsáveis.

Os membros do Tribunal Pleno acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, na sessão de 8 de dezembro. O acórdão da decisão está disponível na edição 1.502 do Diário Eletrônico do TCE-PR, veiculado no portal www.tce.pr.gov.br.

Após o trânsito em julgado do processo, o parecer prévio do TCE-PR será encaminhado à Câmara Municipal de Guarapuava. A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do chefe do Executivo municipal. Para desconsiderar a decisão do Tribunal expressa no parecer prévio são necessários dois terços dos votos dos vereadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.