Pular para o conteúdo principal

Conselheiro afirma que crise afeta municípios e pressiona agentes públicos


"O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) é parceiro de gente honesta; não faz a lei, que é uma atribuição do Legislativo, mas constitucionalmente tem como dever fiscalizar o seu correto cumprimento". A afirmação foi feita pelo conselheiro Nestor Baptista, decano do TCE-PR, durante palestra no Encontro Estadual de Vereadores promovido pela União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), que se realiza até esta sexta-feira (28), em Curitiba.

Durante uma hora, o conselheiro discorreu sobre a crise brasileira e seus reflexos nos municípios, especialmente sobre os vereadores, que mantêm contato direto com a população. Ele destacou, ainda, o papel que o Tribunal desempenha para garantir a correta prestação de serviços públicos ao cidadão.

Obrigação

"Ninguém gosta de ser fiscalizado; isso é normal, mas é uma obrigação do agente público prestar contas de todos os seus atos, especialmente quando existe recurso oriundo do imposto pago pelo cidadão envolvido", reforçou o decano do TCE. Baptista, que iniciou sua vida pública em 1972, foi três vezes deputado estadual e há 27 anos é conselheiro do TCE-PR, disse que a atual crise política e econômica "explode direto no município, porque o desvio de dinheiro público de bilhões de dólares, que está sendo denunciado, fez com que a municipalidade deixasse de prestar os serviços básicos à população, aumentando a pressão sobre prefeitos e vereadores".

Acompanhado dos técnicos Luciane Maria Gonçalves Franco, chefe da 1ª Inspetoria de Controle Externo (ICE) do TCE-PR e Rafael Morais Gonçalves Ayres, que responderam a perguntas de caráter técnico dos vereadores presentes, o conselheiro respondeu sobre a suspensão do pagamento do décimo terceiro salário, determinada pelo TCE, aos vereadores de Curitiba. Ele afirmou que o órgão acatou uma representação do Ministério Público para adotar a medida, que o subsídio do vereador é previsto em parcela única e que, para se implantar o benefício, seria necessário modificar o texto constitucional.
Blog Central

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.