Pular para o conteúdo principal

Dois processos pedem que agentes do governo do PR sejam responsabilizados pela “Batalha do Centro Cívico”


Apesar de a Justiça Militar ter arquivado a denúncia contra os policiais militares que comandaram a chamada “Batalha do Centro Cívico”, outros dois processos referentes à operação deflagrada no dia 29 de abril de 2015 – que deixou mais de 200 feridos – ainda tramitam. Ambas pedem que o governador Beto Richa (PSDB), o ex-secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini (SD) e comandantes da Polícia Militar (PM) sejam responsabilizados. A promotoria considera que ficaram configurados improbidade administrativa, omissão e abuso da força policial.

Um dos processos se trata de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). O caso tramita na 5ª Vara de Fazenda Pública de Curitiba, onde os acusados já apresentaram defesa prévia. Agora, a Justiça avalia se acata a denúncia no que diz respeito à improbidade administrativa. A ação civil pública foi embasada na oitiva de 580 pessoas de 33 cidades do Paraná. A investigação conta com 25 volumes e 530 gigabytes em imagens que foram analisadas.

“A gente entende que houve práticas não conformes ao que se exige do serviço público. Notadamente, omissões e desrespeitos a protocolos”, apontou o promotor Paulo Markowicz de Lima, designado para acompanhar o caso. A promotoria apontou ainda que o efetivo policial destacado para a operação – mais de 1,6 mil policiais – foi inadequado e destacou o elevado custo da operação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.