Pular para o conteúdo principal

Bispos não querem mais a venda de bebidas alcoólicas em festas de Igreja

Bispos que participaram da Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2 da CNBB, realizada em Guarapuava. de 14 a 16 de março, voltaram a orientar e incentivar a abolição de forma definitiva do consumo de álcool nas festas de igreja, almoços e festejos com o objetivo de arrecadar fundos para manutenção das paróquias. 

Em 2014, já havia sido elaborado um documento pedindo que se "iniciasse uma caminhada de conscientização de nossas comunidades, a fim de que fossem extintas as bebidas alcoólicas dos eventos". Dom Mauro Aparecido dos Santos, presidente Regional Sul 2 da CNBB, ressaltou que a iniciativa já vem dando certo em algumas comunidades do Paraná. "Nós estamos exortando a todos a seguirem os ensinamentos, porque muitas que já fizeram experiências o resultado financeiro foi até melhor que aquele com bebida alcoólica.

" No documento de 2014 é enfatizado que a Igreja no Brasil, e no Paraná inclusive, está num processo de implementação e fortalecimento do dízimo como meio de sustento das comunidades. "Recordamos ainda que a Pastoral da Sobriedade é um dos importantes objetivos da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil."

 O padre Sércio Catafesta, da Pároquia Nossa Senhora de Fátima, de Guarapuava, que foi um dos primeiros a implantar festas sem bebida alcoólica, afirma: "Não foi fácil pra gente implantar um projeto de vida que culturalmente ainda é difícil de colocar no coração e na mente das pessoas. 

Na época eu cursava o curso de Direito quando cheguei na paróquia Nossa Senhora de Fátima e, olhando assim os presídios lotados de gente e grande parte das pessoas que lá estavam presas, eu conversei com muitas pessoas que cometeram homicídio em festa de igreja, tiraram a vida de pai, mãe de família e de jovens, outras pessoas em festa de igreja, motivado pela droga que se chama álcool. 

 Algumas adotaram, outras não. "Há casos em que o resultado financeiro é maior do que quando há venda de bebida." Segundo ele, os excessos com bebida alcoólica têm produzido tragédias sucessivas na região, com muitos jovens perdendo a vida em acidentes de trânsito ou através de homicídios.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.