Pular para o conteúdo principal

Paraná - Governo mente ao afirmar que contratou 10 mil policiais

O deputado Nereu Moura, líder do PMDB, apresentou nesta segunda-feira (26), relatório da Secretaria de Segurança Pública, que desmonta a farsa sobre a contratação de 10 mil novos policiais nos quatro anos de mandato do governador Beto Richa, como anunciado em mídia institucional nos veículos de comunicação do Paraná. Os dados, obtidos com a Lei de Acesso à Informação, revelam que as contratações estão bem abaixo do anunciado – aproximadamente 40%.

Na última semana, o líder do PMDB apresentou requerimento para saber sobre o efetivo das polícias do Estado. O pedido de informações acabou derrubado pela bancada do governo. De janeiro de 2011 até o final de 2014, segundo o relatório, foram contratados 7.033 novos policiais - 5.145 militares e 1.888 civis. No mesmo período, saíram das corporações 3.594 policiais. “Portanto, o aumento real de efetivo é de 3.439”, ressaltou Nereu Moura.

“Muito longe dos 10 mil policiais que o governo divulga na imprensa com o uso de recursos públicos”, disse. Quando começou o atual governo, em janeiro de 2011, o efetivo das policiais civil e militar era 22.446. Atualmente, o quadro é formado por 25.885 policiais.

Ao divulgar informações falsas à população, afirma o deputado, o Governo Estadual comete ilegalidade, ferindo a legislação e contrariando princípios constitucionais que norteiam a administração pública. “Desta forma, ele praticou ato de improbidade administrativa”, ressaltou Nereu Moura.

Inconstitucionalidade

O artigo 37 da Constituição Federal diz que a administração pública deve obedecer aos princípios da moralidade e da legalidade. O parágrafo 1º do artigo diz que “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social”.

A Lei Federal número 12.527, de 2011, Lei de Acesso à Informação, no artigo 6º, inciso 2º, diz que “incumbe ao poder público à proteção da informação, garantindo a autenticidade e integridade” aos dados informados. “É óbvio que uma informação falsa é contrária à legalidade, moralidade e não possui qualquer caráter educativo, informático e de orientação social”, frisa o peemedebista.

Ressarcimento

O deputado informou que, com base nas legislações vigentes, a Oposição irá mover uma ação popular requerendo o ressarcimento dos valores gastos pelo governo para divulgar as informações falsas e a reparação das alegações perante a sociedade paranaense. “Quando o governo diz que havia contratado 10 mil novos policiais, caiu por terra à informação do próprio governo”, ressaltou.

De acordo com Nereu Moura, o fundamento jurídico de que a prática do ato de improbidade implica em sanções previstas na lei federal 8.429 de 1992, prevê ressarcimento integral do dano. “A suspensão dos direitos políticos de 5 a 8 anos e pagamento de multa de até duas vezes o valor do dano”, informou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.