Pular para o conteúdo principal

No Paraná, para cada morte, há dois nascimentos

De um lado, a tristeza por aqueles que se vão. Do outro, a alegria pela vida que começa. No Paraná, a cada morte que é registrada, outras duas pessoas estão nascendo. Em Curitiba, o índice é de cinco nascimentos para cada duas mortes. É o que aponta levantamento feito com base nos Sistemas de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) e sobre Mortalidade (SIM), do Departamento de Informática do SUS (DATASUS).

A taxa de crescimento da população, embora ainda seja expressiva, vem se reduzindo ano a ano, com o aumento no número de mortes e a redução no total de nascidos vivos. Em 1996, a cada morte no Paraná, outros quatro nascimentos eram registrados. Em Curitiba, a relação era de um óbito a cada três nascidos vivos. Até 2013 (último dado disponível), no entanto, o total de nascimentos no estado havia registrado queda de 20,71%, enquanto o de mortes subiu 29,51%. Na Capital, a variação foi menor, mas também significativa: redução de 16,46% no número de nascidos vivos e alta de 14,14% no total de óbitos na comparação de 1996 com 2013.

A queda no número de nascimentos começou a ser mais sentida a partir dos anos 2000. Até 1999, a média era de 190 mil nascimentos por anos. Em 2001, esse valor já estava abaixo de 170 mil. Desde 2006, no entanto,o total de nascidos vivos se mantém estável, na casa dos 150 mil por ano. Já o aumento na taxa de mortalidade começou a se intensificar a partir de 2002. Até então, o Paraná registrava uma média anual de 55 mil mortes. Dois anos depois, esse valor já havia passado de 60 mil, e desde 2006 vem crescendo consecutivamente.

Na prática, essas variações representam uma forte queda na taxa de crescimento vegetativo. Em 1996, a diferença entre os nascimentos e as mortes era de 142.435 no Paraná e 20.883 na Capital. Em 2013, já havia caído 39,8% no estado, para 85.828, e 29,6% na Capital, para 14.705. Isso acontece porque a população envelhece em ritmo acelerado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.