Pular para o conteúdo principal

Segurança pública a beira de um colapso, diz Nereu Moura

O sistema de segurança pública do Paraná está à beira de um colapso. A denúncia é do deputado Nereu Moura, líder do PMDB na Assembleia Legislativa. Presídios e cadeias superlotadas, falta de agentes penitenciários, policiais civis e militares, viaturas sucateadas e sem combustível, contribuem para o avanço da criminalidade em todo o Estado.

“Esta é a situação lamentável do Paraná, que já foi orgulho de todos nós. Nosso Estado é um navio à deriva em alto mar, sem saber onde vai atracar”, disparou Nereu Moura. Em pronunciamento na tribuna, o deputado afirmou que a realidade hoje, é diferente daquela cantada em prosa e verso antes da reeleição. “A ilusão era grande, a mentira absurda e a situação, é perversa”.

O líder do PMDB lembrou que em outubro do ano passado, durante a campanha eleitoral, o governador Beto Richa registrou em cartório, que iria construir ou ampliar 20 novos presídios. Até hoje, o que existe é o início de duas intervenções – ampliação da Penitenciária Industrial de Cascavel e construção da Cadeia Pública e do Centro de Integração Social, em Campo Mourão.

As 20 obras previstas, casos fossem executadas, aumentariam em 60% o número de vagas existentes no sistema prisional do Estado. “É lamentável ver as condições sub-humanas que temos nos presídios e nas cadeias públicas, os cadeiões, do Paraná, por que não se abrem novas vagas”, relatou Nereu Moura.

“É fácil dizer que vai fazer, mas não diz de onde sai o dinheiro”, reforçou lembrando os constantes anúncios feitos pelo governador. O deputado lembrou ainda que, mesmo com o aumento de todos os impostos que são competência do Estado e com os saques da reserva da previdência dos servidores, o governo do Paraná diz que não tem dinheiro para fazer frente aos problemas existentes.

Poucos policiais e viaturas
Nereu Moura listou ainda outros problemas que afetam diretamente na baixa qualidade da segurança pública. “O Estado vive momentos graves, como a falta de agentes penitenciários, de policiais militares, de viaturas. Ponta Grossa, cidade com quase 400 mil habitantes só tem uma viatura da polícia funcionando, como foi relatado aqui já”.

Em relação ao efetivo de policiais militares, o parlamentar foi taxativo ao lembrar outro “compromisso” registrado em cartório na campanha eleitoral. “O governador Beto Richa prometeu que iria contratar 10 mil novos policiais neste segundo mandato. Não nomeou ainda os 1,5 mil que fizeram até o curso, já há mais de um ano”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.