Pular para o conteúdo principal

Paraná tem 145 projetos, que somam R$ 9,2 bilhões, tramitando em Brasília

Um levantamento inicial do Governo do Paraná aponta que há R$ 9,2 bilhões em obras e projetos do Estado em tramitação em ministérios e órgãos do Governo Federal. Organizada pela Secretaria de Estado do Planejamento, a lista foi apresentada, na segunda-feira (24), em reunião da rede de prospecção de recursos, formada por técnicos de todas as secretarias e órgãos do governo estadual. 
 "É o primeiro resultado do trabalho de coordenação e organização das solicitações do Paraná em Brasília", explicou a vice-governadora Cida Borghetti, que é a responsável pela coordenação das relações do Governo do Estado com a União. 
São 145 projetos de diversas secretarias e órgão do Estado, que foram classificados de acordo com a situação para a liberação do recurso. A triagem também traz informações de investimentos, fonte de recursos e a fase de execução de cada projeto. Há recursos nacionais e internacionais. 
Cida Borghetti disse que essa identificação vai permitir um trabalho integrado, o acompanhamento e a adequação dos projetos através do escritório de representação em Brasília. “Ajustamos e encaminhamos alguns projetos à Brasília e cada caso está sendo analisado. Estamos visitando os ministérios para fortalecer o relacionamento entre o Paraná e o Governo Federal. Tenho certeza que, em pouco tempo, vamos contar com resultados positivos”, afirmou Cida. 
 A reunião contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; do secretário de Estado do Planejamento, Sílvio Barros; do assessor de projetos especiais da Casa Civil, Ramiro Wahrhatfig, e o coordenador de Desenvolvimento Governamental da Secretaria do Planejamento, Mauro Corbellini, e técnicos de todas as secretarias e órgãos do Estado. 
 ORÇAMENTO - O relator-geral do orçamento da União 2016, deputado federal Ricardo Barros, também participou da reunião e detalhou o processo de elaboração da peça orçamentária, a tramitação para a liberação de recursos e sanou algumas dúvidas dos técnicos do Estado. Segundo ele, as certidões tem que estar em dia, a contrapartida reservada e os projetos prontos. 
“A organização é fundamental para que possamos trabalhar. Esse processo dá facilidade para despachar nos ministérios. Precisamos ter capacidade de articulação para colocar nossos projetos como prioridade”, afirmou o deputado. 
O deputado reforçou, ainda, a necessidade de os projetos e ações paranaenses estarem de acordo com as linhas de programa do Governo Federal. "As solicitações tem que ser adequadas aos programas da União. Temos que pedir aquilo que o Governo Federal pode nos dar". 
QUALIFICAÇÃO - Para o secretário de Planejamento, Silvio Barros, é importante que os técnicos estejam qualificados e os órgãos habilitados para receber recursos. “Precisamos ter projetos qualificados, articulação política e capacidade de execução”, resumiu. 
 Silvio lembrou que o Governo do Paraná possui uma parceria com a Federação da Agricultura (FAEP), que oferece cursos de capacitação na elaboração, gestão e análise de projetos através da FAE Business School, de Curitiba. 
A primeira turma deve finalizar as aulas em duas semanas e novas vagas serão abertas para uma nova turma. O objetivo é que os técnicos elaborem projetos estruturantes e completos em todas as áreas. " Queremos estabelecer um núcleo para transformar ideias em projetos", disse Silvio Barros. 
AVALIAÇÃO - O grupo de prospecção de recursos se reunirá pelo menos uma vez por mês para mapear, organizar e acompanhar o andamento dos projetos em elaboração e as solicitações feitas aos órgãos federais ou internacionais. 
A reunião contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, do assessor de projetos especiais da Casa Civil, Ramiro Wahrhatfig, e o coordenador de Desenvolvimento Governamental da Secretaria do Planejamento, Mauro Corbellini, e técnicos de todas as secretarias e órgãos do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.