sexta-feira, abril 24, 2015

CCJ aprova projeto da ParanaPrevidência‏

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou na quarta (22) o projeto de lei que propõe a reestruturação do plano de custeio da ParanáPrevidência. O projeto segue agora para a Comissão de Finanças e depois para votação em plenário pelos deputados estaduais.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do governo do Legislativo e relator do projeto, destacou que foram seguidas todas as normas jurídicas e legislativas, além de um amplo processo de discussão com os servidores. “Nós havíamos acordado com os servidores que no mês de março haveria a discussão sobre o projeto. E foi isto que aconteceu, com duas audiências públicas, várias reuniões para chegarmos a um entendimento e emendas propostas pelo fórum dos servidores”, disse.

Para Romanelli, o projeto atende os servidores estaduais e o interesse público em momento difícil da economia brasileira. “Nenhum direto dos servidores estará em risco e muito menos pretende-se confiscar os recursos da ParanáPrevidência”, disse Romanelli que apontou ainda a desinformação sobre o tema causada por interesses políticos.

O líder do governo destacou que nos próximos cinco anos uma massa muito grande de servidores estaduais terão o direito de se aposentar. “Caso o projeto não seja aprovado, haverá um impacto muito grande nas contas públicas. Cerca de cerca de 40% dos atuais servidores terão o direito à aposentadoria até 2010. Isto significa cerca de R$ 300 milhões a mais que sairão do Tesouro apenas para pagar aposentadorias e pode colocar em risco diversos avanços e melhorias”.

Segundo Romanelli, existe apenas um único ponto de divergente na discussão sobre o projeto de lei . “Todo o cálculo atuarial e da sustentabilidade financeira foi construído com base no exercício fiscal de 2015. Os servidores querem que a lei produza efeitos a partir da data em que ela for sancionada. O governo pretende que possamos tratar o ano de 2015 com um todo. Então haverá recursos de janeiro, fevereiro, março e abril, que servirão também para pagar as aposentadorias com recursos do fundo financeiro”, argumentou.

A intensão é que o projeto esteja pronto para ser votado no Plenário na última semana de abril.

Audiência - Na manhã desta quarta-feira mais uma audiência pública debateu o projeto no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O evento foi proposto pelo deputado Professor Lemos (PT) e é a segunda audiência pública que o Legislativo promoveu para debater a tema.

Participaram do encontro os deputados Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), Péricles de Mello (PT), Tercílio Turini (PPS), Márcio Pauliki (PDT), Chico Brasileiro (PSD), Rasca Rodrigues (PV) e Fernando Scanavaca (PDT), além de representantes do Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Estaduais do Paraná. Durante o encontro, os participantes da audiência debateram temas como a paridade na formação dos conselhos do ParanaPrevidência e a solvência do fundo financeiro.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE