Pular para o conteúdo principal

O que nos reserva 2015?, por Marcus Pestana

Todos os anos é a mesma coisa. A magia se repete. É como se a vida não fosse um moto contínuo. O calendário gregoriano cria essa ilusão do eterno recomeço. É como diz o poema: cortar o tempo em fatias foi uma ideia genial, industrializa a esperança, instalando o milagre da renovação, com um novo número e a vontade de acreditar que vai ser diferente.

Cartomantes, jogadores de búzios, videntes fazem profecias. Catástrofes, crimes, guerras, mortes, acontecimentos vários. E os economistas, ah, nós, os economistas, projetamos, no mundo e no Brasil, taxas de crescimento, inflação, crises e prognósticos. Nem uns, nem outros fazem autocrítica, quando, ao fim de mais um ano, a realidade desmente todas as projeções. E com a maior elegância, repetem o exercício de futurologia.

O Brasil de 2015 é outro país. Tivemos a mais polarizada eleição presidencial. A semente plantada nas jornadas de rua de junho de 2013 renasceu revigorada. Hoje temos uma oposição fortalecida e uma opinião pública inquieta e atenta.

A corrupção chegou a um limite insuportável. As instituições, em contrapartida, demonstram sua musculatura. O sistema judiciário age em defesa da ordem constitucional. Polícia Federal, Ministério Público e o Poder Judiciário, com todos os gargalos e problemas, demonstram que as leis alcançam todos, sem privilégios. O Congresso manteve a chama acesa, exigindo a apuração dos desvios em nossa maior empresa e resistindo à desmoralização do conceito de responsabilidade fiscal.

Cassamos o deputado André Vargas (PT-PR) por suas relações com o doleiro pivô da corrupção na Petrobras, em grande parte pela atuação firme das oposições. A sociedade civil e a imprensa livre cumprem seu papel como fiscais e portadores do interesse público no destino nacional.

Mal ou bem, chegamos aqui. Tancredo e Ulysses nos entregaram o país redemocratizado. Apesar de todas as vicissitudes, a democracia brasileira dá mostras de vitalidade. Foram sete sucessões presidenciais livres e democráticas. A liberdade nos dá a rota para a correção de rumos.

O cenário para 2015 é sombrio. Uma combinação explosiva entre crise econômica profunda, o maior escândalo da história brasileira e a população cada vez mais consciente nas ruas.A inflação namora o limite superior da meta. A armadilha do crescimento determina taxas pífias, apesar do festival de intervenções desastradas, desonerações pontuais e operações de crédito subsidiadas. A despeito das reservas cambiais abundantes, registramos recordes de déficits na balança comercial e nas transações correntes. A indústria brasileira vai pelo ralo. E, o mais importante, a credibilidade da política econômica é baixíssima, aqui e lá fora. Não é à toa que nossa presidente, que carrega um software anacrônico nacional-desenvolvimentista e intervencionista, foi buscar um ministro da Fazenda formado na ortodoxia de Chicago e do FMI.Façam suas apostas. Que venha 2015!

*Deputado Marcus Pestana (MG). Artigo publicado no Jornal O Tempo em 29 de dezembro de 2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.