Pular para o conteúdo principal

Guarapuava:Norma de desempenho na construção civil é tema de palestra

Uma nova norma deve provocar mudanças no mercado da construção civil. A Norma de Desempenho NBR 15575 entra em vigor em 2013 e exigirá de edificações habitacionais, casas ou edifícios que atendam a parâmetros de desempenho estruturais por um determinado tempo de vida útil. O assunto é tema de palestra promovida nesta quarta-feira, 25, às 18h30, pelo CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), em parceria com o Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná). O evento será na Aeag (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava).

A cidade é a segunda no Paraná a receber o ciclo de palestras “Norma de Desempenho NBR 15575 - Você já conhece?”. Os encontros começaram hoje, 24, em Ponta Grossa, e continuam no decorrer de julho e agosto passando por Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Curitiba. O objetivo é orientar os profissionais e empresários sobre os requisitos e critérios estabelecidos para que as edificações tenham desempenho mínimo durante sua vida útil. O evento é direcionado a empresas da área da construção civil e profissionais do Sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia)/CREAs.

O engenheiro civil do Sinduscon-PR, Ivanor Fantin Júnior explica que a Norma de Desempenho será a publicação mais importante para o setor nos últimos 30 anos. Segundo ele, nos países mais desenvolvidos as discussões sobre desempenho e durabilidade das edificações começaram antes da década de 70 e somente agora que o tema está se consolidando no Brasil.

“A globalização trouxe muitas mudanças no nosso cotidiano e uma das mais expressivas diz respeito à inovação. Diariamente muitos produtos são lançados no mercado e são utilizados no nosso setor sem a caracterização do seu desempenho, ou seja, se ele realmente atende a expectativa do usuário. A Norma de Desempenho dita os parâmetros que deverão ser seguidos e a forma de atuação desde o projeto até a conclusão das edificações”, explica Fantin Júnior.
As edificações habitacionais, grandes ou pequenas, casas ou edifícios, deverão obedecer a requisitos mínimos de desempenho a partir do ano que vem. “A norma veio como uma exigência do mercado para obtenção de maior qualidade nos empreendimentos. Com a implementação desta, os projetistas precisarão especificar os materiais, produtos e processos a serem utilizados nos empreendimentos a fim de que seja alcançado o tempo de vida útil determinado em projeto”, comenta Fantin Júnior. Ele antevê ainda que o atendimento a parâmetros mínimos de desempenho acústico, térmico, estrutural, entre outros, acarretará uma mudança de conceitos na forma de construir, bem como, na atitude dos profissionais envolvidos.

Segundo o gerente regional do CREA-PR em Guarapuava, Geraldo Canci, a norma trará transparência aos projetos de edificações. “Os projetos devem ser bem detalhados e os sistemas bem coordenados para garantir a performance necessária dos padrões mínimos de desempenho térmico, acústico, de iluminação e de segurança estrutural”, comenta. “Os proprietários de imóveis têm uma ferramenta legal para exigir, das construtoras ou incorporadoras, que os sistemas que compõem os edifícios, desde instalações hidrossanitárias, pisos, estruturas, fachadas e coberturas e atendam obrigatoriamente a esses requisitos ao longo de uma determinada vida útil”, acrescenta.
Compreende-se por vida útil o tempo compreendido entre o início da operação ou uso de um produto e o momento em que o seu desempenho deixa de atender as exigências dos usuários pré-estabelecidas. Caso não sejam cumpridas as exigências, os construtores podem ser responsabilizados por não atenderem à eficácia prevista.

Discussão e revisão

Desde o final da consulta pública feita pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 2011, quando ficou estipulado o prazo de mais um ano para a revisão da Norma de Desempenho, o mercado aguarda a finalização dos trabalhos e as mudanças que ela acarretará no setor da construção civil.
“O Sinduscon-PR, preocupado com essa demanda, participou de todas as reuniões dos grupos de trabalhos e de todas as plenárias na ABNT em São Paulo com o intuito de discutir todos os requisitos e critérios das seis partes da norma e informar aos seus associados do andamento da revisão e garantir que os textos finalizados proporcionassem segurança jurídica ao setor como um todo. E o CREA-PR, participando das reuniões do Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil da FIEP, juntamente com os demais Sinduscons, entendendo a importância da norma, não somente para as empresas, como também, para todos os profissionais ligados a área, fez uma parceria para divulgação nas principais cidades do Paraná”, conta Fantin Júnior.

QUADRO 1

Fatores de desempenho
Vários fatores definem o desempenho de uma obra. Confira os principais:
-Estanqueidade (vazamentos diversos);
-Performances térmica, acústica e lumínica;
-Saúde, higiene e qualidade do ar;
-Funcionalidade;
-Acessibilidade;
-Conforto tátil;
-Durabilidade e manutenibilidade;
-Impacto ao meio ambiente

QUADRO 2
Ciclo de palestras

25/07: Guarapuava
18h30
Local: Aeag (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava)
Rua Paraná, 1100, Bairro dos Estados

26/07: Francisco Beltrão
Sudenge (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná)

27/07: Foz do Iguaçu
Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu

30/07: Cascavel
Regional do CREA-PR de Cascavel
16/08 e 23/08: Curitiba
Sinduscon-PR

João Quaquio - Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.