Pular para o conteúdo principal

Cursos de direção vendidos pelos CFCs na internet são suspensos pelo Detran


O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) anunciou nesta quarta-feira (27) que os Centros de Formação de Condutores (CFCs), que venderam cursos para a primeira habitação por meio de sites de compra coletivas não poderão iniciar os processos junto ao órgão. A medida é temporária e segundo o Detran se fez necessária porque a aquisição do curso pela internet descumpre a legislação de trânsito.
Em entrevista, Marcos Traad, diretor geral do Detran explicou que neste tipo de comprar não consta, por exemplo, o item que garante o cumprimento da carga horária de aulas exigida pelo Código de Trânsito e que também não há um contrato. “O contrato deve ser presencial”, afirmou Traad. “É uma medida preventiva para evitar problemas”, declarou. A preocupação é que os CFCs não suportem o aumento da demanda promovido pelas compras coletivas.
O Detran notificou quatro autoescolas em Curitiba e outras duas, uma em Maringá e outra em Arapongas, devem ser notificadas nesta quinta-feira (28). O órgão exige dos CFCs um plano que mostre como será feito o atendimento aos alunos. O prazo de entrega varia de 30 a 60 dias.

O advogado Rômulo Ferreira da Silva, especialista em Direito do Consumidor, alerta que o aluno que se sentir lesado pelo bloqueio pode reivindicar junto a autoescola o reembolso, com correções monetárias. Segundo Silva, pelo Código do Consumidor a oferta deve ser cumprida e mesmo que isso dependa de um terceiro, no caso o Detran, a relação de consumo se estabelece entre os alunos e a autoescola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.