segunda-feira, abril 18, 2011

Com o burro na sombra: Ex-governadores vão continuar recebendo aposentadoria

A Assembleia Legislativa do Paraná não aprovou, nesta segunda-feira (18), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que sugeria o fim da aposentadoria para ex-governadores do estado. Eram necessários 33 votos para que a PEC fosse aprovada. O resultado da votação revelou que 13 deputados se abstiveram, 12 votaram contra e 24 a favor. A Proposta de Emenda Constitucional foi apresenta pelo deputado Mauro Moraes (PSDB) e assinada por outros 23 parlamentares.

Durante a discussão do tema, o deputado Caíto Quintana (PMDB) sugeriu a retirada da PEC da PEC não pode presidir a comissão que avalia a proposta. O deputado afirmou ainda que o benefício é um direito adquirido pelos ex-governadores e, portanto, a medida não teria validade.

Conheça o posicionamento de alguns deputados

Em tribuna, deputado Eduardo Cheida (PMDB) declarou ser desfavorável a medida. Na avaliação de Cheida, o pagamento da aposentadoria garante aos governadores coragem para tomar qualquer atitude.

Por outro lado, o deputado professor Lemos (PT) posicionou-se favorável a PEC. “Quando nos candidatamos é por um período determinado, cessado este período, nós deixamos de receber”, afirmou o parlamentar. Segundo ele, o dinheiro é utilizado para beneficiar quem não precisa.

Artagão Junior (PMDB) disse no plenário que “é evidente que o debate é importante, mas não podemos ser levados pela opinião de poucos”. Segundo ele, os parlamentares não poderiam ser levados pela emoção ou pela pressão. Para o deputado Artagão, o valor pago para os ex-governadores é importante, mas não compromete a máquina do Estado.

“É um preconceito com a política esta PEC”, declarou o deputado Rasca Rodrigues (PV). O parlamentar afirmou não ser favorável a aposentadoria para aqueles que assumiram o cargo por 10 dias ou nove meses, por exemplo, mas é preciso ver o histórico de cada um.

Marcelo Rangel (PPS) declarou ser favorável a PEC. Segundo ele, no Brasil, dez ex-governadores recebem o benefício, sendo que sete recebem cerca de R$ 12 mil e três aproximadamente R$ 24 mil, que é o caso dos ex-governadores paranaenses. Para ele a aposentadoria deve ser concedida para aquele que recolhe.

VEJA ABAIXO COMO CADA DEPUTADO VOTOU (clique na imagem abiaxo para ampliar)

Um comentário:

Anônimo disse...

que vergonha destes deputados

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE