Pular para o conteúdo principal

Advogado Gilmar Cardoso explica direito ao repouso semanal remunerado para as categorias autorizadas a funcionar nos domingos e feriados



Portaria publicada pelo governo aumenta para 122 as categorias com esse tipo de permissão

O advogado Gilmar Cardoso fez uma análise sobre a portaria assinada dia 18 de fevereiro pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal, que permitiu a ampliação nas categorias autorizadas a funcionar aos domingos e feriados. Trinta e duas (32) atividades foram incluídas e, com isso, a relação foi para 122 atividades. A Portaria SEPRT Nº 1809 de 12/02/2021 foi publicada no DOU em 18/02/2021, passa a valer a partir de 1° de março e altera a listagem em vigor desde agosto de 2020.

A SEPRT é a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho que substituiu o nosso velho conhecido Ministério do Trabalho e essa Portaria dá autorização, em caráter permanente, para que as atividades nela elencadas possam trabalhar aos domingos e feriados, explica o advogado.

Gilmar Cardoso afirmou que dentre as novas atividades permitidas, chamam a atenção os itens comércio em geral e transporte público coletivo urbano. Além disso, a área de serviços, que não fazia parte da listagem, foi incluída, com itens como serviços de call center, construção civil, lotéricas e mercado de capitais, avalia.

A nova portaria também excluiu da listagem os setores que foram considerados essenciais por decreto do ano passado para enfrentamento da pandemia do coronavírus, esclarece o advogado.

O advogado frisa que vale observar que a norma não fere direitos trabalhistas, pois a despeito de o art. 67 da CLT estipular que "(...) será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte", o inciso XV do art. 7º da Constituição Federal prevê o direito do trabalhador rural e do urbano ao "repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos", disse.

Com efeito, o empregado que laborar nos dias destinados ao descanso, usufruirá a respectiva folga compensatória durante a semana, sendo que na impossibilidade de compensação, o labor deverá ser remunerado em dobro, conforme regula a súmula 146 do C. TST, destaca Gilmar Cardoso.

A exceção fica por conta daqueles empregados que trabalham em regime de escala, como por exemplo, em escala 6x2 (seis dias trabalhados, seguidos por dois de descanso), pois o domingo, quando compõe a escala, equipara-se a qualquer outro dia normal de trabalho, sendo as horas laboradas também consideradas normais e equivalentes àquelas trabalhadas durante a semana, já que durante a semana foi concedida a folga devida, esclarece o advogado.

Nos serviços que exijam o labor aos domingos, deverá ser estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada, e que estará sujeita à fiscalização. Em que pese não existir previsão legal que regule a quantidade de domingos que devem descansados, a jurisprudência tem entendido que a folga deverá coincidir, ao menos, com um domingo a cada três semanas laboradas, exemplifica.

Portanto, estão oficialmente incluídas mais de 30 atividades em lista de autorizadas a trabalhar aos domingos e feriados e com essas mudanças, os empregados terão direito a folgar em outro dia da semana, mantendo o que preveem a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), esclarece Gilmar Cardoso.

O advogado explica que todo empregado tem direito a um descanso semanal de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos domingos e, de acordo com as exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos de acordo com a tradição local. Sobre a periodicidade do descanso, Gilmar Cardoso destaca que o empregado tem direito a pelo menos 1 dia de folga, no máximo, após 6 dias trabalhados.

Na prática, os domingos e feriados trabalhados passam a ser remunerados como dias normais, desde que compensando com folga durante a semana. Se o trabalho prestado aos domingos e feriados não for compensado com folga, deve ser pago em dobro. A folga semanal, no entanto, deve coincidir com um domingo a cada período máximo de 3 semanas, explica o advogado Gilmar Cardoso. A lei diz ainda que, nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção quanto aos elencos teatrais, será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito à fiscalização.

BOX

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União, e altera a listagem em vigor desde agosto do ano passado.

➡️ Confira: https://www.in.gov.br

Atividades incluídas:

§ Indústria da cerâmica em geral, excluídos os serviços de escritório.

§ Indústria do chá, incluídos os serviços de escritório.

§ Indústria têxtil em geral, excluídos os serviços de escritório.

§ Indústria do tabaco, excluídos os serviços de escritório.

§ Indústria do papel e papelão, no setor de purificação e alvejamento, incluídas as operações químicas propriamente ditas e as de supervisão e manutenção.

§ Indústria química.

§ Indústria da borracha, excluídos os serviços de escritório.

§ Indústria de fabricação de chapas de fibra e madeira, excluídos os serviços de escritório.

§ Indústria de gases industriais e medicinais, excluídos os serviços de escritório.

§ Indústria de extração de carvão, excluídos os serviços de escritório.

§ Indústria de alimentos e de bebidas.

§ Atividades de produção, distribuição, comercialização, manutenção, reposição, assistência técnica, monitoramento e inspeção de equipamentos de infraestrutura, instalações, máquinas e equipamentos em geral, incluídos elevadores, escadas rolantes e equipamentos de refrigeração e climatização.

§ Indústria de peças e acessórios para sistemas motores de veículos.

§ Revendedores de tratores, caminhões, automóveis e veículos similares.

§ Comércio varejista em geral.

§ Transporte público coletivo urbano e de caráter urbano de passageiros e suas atividades de apoio à operação.

§ Controle de tráfego aéreo, aquático ou terrestre.

§ Telecomunicações e internet.

§ Agroindústria.

§ Prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais.

§ Atividades de lavra, beneficiamento, produção, comercialização, escoamento e suprimento de bens minerais.

§ Assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.

§ Academias de esporte de todas as modalidades.

§ Produção e distribuição de numerário à população e manutenção da infraestrutura tecnológica do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

§ Guarda, uso e controle de substâncias, materiais e equipamentos com elementos tóxicos, inflamáveis, radioativos ou de alto risco, definidos pelo ordenamento jurídico brasileiro, em atendimento aos requisitos de segurança sanitária, metrologia, controle ambiental e prevenção contra incêndios

§ Serviço de call center.

§ Serviço relacionado à tecnologia da informação e de processamento de dados (data center) para suporte de outras atividades previstas nesta Portaria.

§ Levantamento e análise de dados geológicos com vistas à garantia da segurança coletiva, notadamente por meio de alerta de riscos naturais e de cheias e inundações.

§ Mercado de capitais e seguros.

§ Unidades lotéricas.

§ Serviços de comercialização, reparo e manutenção de partes e peças novas e usadas e de pneumáticos novos e remoldados.

§ Atividades de construção civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.