Pular para o conteúdo principal

Pesquisa do Campus Laranjeiras do Sul comprova a eficácia dos preparados vegetais no controle de doenças fúngicas no tomateiro

Além da diminuição dos custos de produção, método é menos agressivo ao agricultor, consumidor e ao meio ambiente

O tomateiro é uma das principais culturas agrícolas no mundo, em termos sociais e econômicos, no Brasil é uma importante fonte de emprego e renda. É altamente industrializado, nas formas de suco, molho, pasta e desidratada, além de ser um alimento funcional devido aos altos teores de vitaminas. Porém, várias doenças acometem a cultura, causando grande redução na produtividade e na qualidade dos frutos. Atualmente os produtos químicos sintéticos são os mais utilizados no controle destas doenças, mas estes podem causar danos ao meio ambiente, à saúde do agricultor e do consumidor.

Buscando uma alternativa a estes produtos químicos sintéticos, Silmara Rodrigues Pietrobelli, sob orientação do professor Gilmar Franzener e coorientação da pesquisadora Gabriela Silva Moura, desenvolveu sua pesquisa, intitulada “Eficiência de preparados vegetais no controle de doenças fúngicas e na indução de mecanismos de defesa em tomateiro”, no programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. O objetivo principal de seu estudo foi avaliar a eficiência de preparados vegetais de plantas bioativas na indução de resistência, na incidência de doenças, no desenvolvimento e na produção de plantas de tomateiro.

O aproveitamento de plantas bioativas pelos agricultores é dado principalmente na agricultura de base ecológica, como estratégia tecnológica para a produção sustentável de alimentos. Sendo uma das formas a utilização das plantas bioativas nos agroecossistemas familiares para a obtenção de preparados por meio de tecnologias de custo reduzidos e de baixa complexidade, para a produção de soluções com ação fungicida, bactericida e inseticida.

Assim, inicialmente foi avaliado o efeito antifúngico in vitro dos preparados vegetais de 10 espécies bioativas (Canela-Preta, Fumo-Bravo, Erva-mate, Eucalipto, Limão-Cravo, Língua-de-Vaca, Mamona, Nêspera, Pinus, Samambaia) sobre o crescimento micelial e sobre a germinação de esporos de pinta-preta e septoriose. Em seguida, foi determinada a eficácia dos preparados vegetais em induzir fitoalexinas, realizada em cotilédones de soja, hipocótilos de feijoeiro e mesocótilos de sorgo.

Os testes preliminares in vitro, demonstraram o potencial das plantas bioativas no controle dos fungos que causam a septoriose (Septoria lycopersici) e a pinta-preta (Alternaria linaria), além de demonstrarem elevado potencial na indução de fitoalexinas, com destaque para os fermentados e macerados das espécies Fumo-Bravo (Solanum mauritianum) e Erva-mate (Ilex paraguariensis).

Após, finalizados os ensaios in vitro, foram conduzidos dois experimentos, um em condição de casa de vegetação e outro em cultivo a campo, para avaliação do efeito dos preparados vegetais sobre o desenvolvimento de doenças foliares e na indução de mecanismos de defesa. As espécies vegetais bioativas utilizadas foram as duas que obtiveram maior eficiência nos testes preliminares in vitro, Fumo-Bravo e Erva-mate.

Os resultados da pesquisa demonstraram o potencial do macerado e do fermentado de espécies bioativas no que diz respeito a sanidade vegetal e na proteção de plantas, podendo vir a ser uma ferramenta viável na proteção de plantas, pois além do seu efeito antifúngico, e da sua capacidade de induzir fitoalexinas, são de fácil acesso, uso e manuseio. Esse conjunto de fatores somado ao baixo custo, possibilita o desenvolvimento rural local, através da diminuição dos custos de produção e de um método de controle preventivo menos agressivo ao agricultor, meio ambiente e ao consumidor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.