Pular para o conteúdo principal

Rio Bonito do Iguaçu:Secretaria Municipal de Agricultura se reúne com Emater e Adapar sobre campanha da Febre Aftosa 2018-2019

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Bonito do Iguaçu em parceria com o escritório local da Emater-PR e com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), promoveu uma reunião nesta segunda-feira, 23, na Acerbi, para tratar sobre o início da campanha da Febre Aftosa 2019.
Participaram da reunião os funcionários da Emater, a médica veterinária Juliana, o assistente de fiscalização Aílton, o engenheiro agrônomo Joelcio Vigolo, a fiscal de defesa agropecuária do escritório de Pato Branco, Leunira Viganó Tesser, o secretário de Agricultura, Davi Canossa, proprietários de Agroveterinárias, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Elizabete Anhaia Drabecki; presidente da Associação Comercial e representante da Sicoob, Fernanda Rosa, entre outros.
De acordo com a fiscal Leunira Viganó Tesser, a Prefeitura sempre em parceria junto da Adapar, ajuda a divulgar as ações das campanhas da Febre Aftosa no município.

“Essa reunião foi para alinhavar a vacinação contra a Febre Aftosa em todos os bovinos e búfalos que deverá ser feita agora no mês de novembro”. Terá início agora no dia 1º de novembro e vai até o dia 30”, informa Leunira.

Segundo a Adapar, deverão ser vacinados todos os bovinos que estão nas propriedades rurais. Independente da idade, essa campanha de novembro tem que alcançar a todos os animais.

“Nós não recomendamos a vacinação de ovelhas e cabritos porque eles servem como sentinela. O Estado do Paraná está num processo bastante importante nesse momento, então a gente pede que o pecuarista, o proprietário de bovinos colabore com a vacinação. Todos os animais deverão ser vacinados porque, posteriormente, nós teremos coleta de sangue em algumas propriedades para verificar o índice de vacinação e essa é uma determinação do Ministério da Agricultura para que o Paraná seja considerado um Estado livre de Febre Aftosa sem vacinação”, alerta Leunira.

A Febre Aftosa é uma doença que traz um impacto econômico muito drástico. Quando ela ocorre, traz consequências não só na propriedade rural, mas a todo município também.

“O Paraná que tem a sua base na agricultura e na pecuária então nós temos um trabalho intenso em cima disso. Volto a falar, tem que vacinar todos os animais e na sequência, provavelmente, por janeiro, algumas propriedades de Rio Bonito e municípios vizinhos serão sorteados pelo Ministério da Agricultura para que seja coletado sangue dos animais a fim de se verificar o índice de vacinação. Então é importante que o produtor compre a vacina, comprove que vacinou, não pode deixar dentro do frasco, jogar fora e não utilizar, tem que aplicar em todos os animais nessa etapa”, pondera a fiscal.

Início da Campanha
A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa será de 1º a 30 de novembro. A Adapar solicita aos proprietários rurais a comprovação da vacinação acessando o site www.adapar.pr.gov.br

Período eleitoral. Em razão da legislação eleitoral, o histórico das notícias desta página ficará indisponível até que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) oficialize o término das Eleições 2018.
www.adapar.pr.gov.br

ou procurar as Unidades Locais do órgão.

A Campanha Estadual Livre da Febre Aftosa teve sua primeira etapa no mês de maio último.

Em Rio Bonito do Iguaçu, a partir do mês de novembro, haverá campanha de conscientização através de jornal, internet e inserções em rádio. “Tem pessoas que não comprovaram vacinação do mês de maio, nossos fiscais estão visitando as propriedades para verificar o que houve”, diz a fiscal Leunira.

“Realmente será feita fiscalização mais intensa, não podemos correr o risco de termos um comprometimento a nível de Estado do Paraná, de ter um estado livre de Febre Aftosa com propriedades rurais sem vacinar. Então é realmente importante o empenho do produtor, das lideranças, do município, enfim no envolvimento da campanha de 2018”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.