Pular para o conteúdo principal

Doze escolas de Laranjeiras do Sul participaram do programa Justiça se Aprende na Escola

O Poder Judiciário, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Laranjeiras do Sul, concluiu na quinta-feira, 25, a edição de 2018 do programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”. Doze escolas da cidade e interior participaram do projeto, contemplando 400 alunos. Criado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, o Programa tem por objetivo aproximar ainda mais o Poder Judiciário e o Ministério do Público da comunidade escolar, de modo a demonstrar que toda a sociedade pode ter acesso à justiça.

O projeto em Laranjeiras do Sul, teve como público-alvo alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental, da rede pública municipal de ensino. No desenvolvimento do Projeto, houve a distribuição de material didático (cartilhas explicativas, em formato de quadrinhos, para as crianças, e manuais para auxílio dos professores). As atividades foram realizadas pelos professores e toda equipe escolar.

Na segunda fase, a turma recebeu a visita de um magistrado, de um promotor de Justiça e de um advogado, todos voluntários, que além de explicarem os seus papéis na sociedade, esclareceram questões sobre cidadania e Justiça. Na terceira etapa, as crianças foram até as unidades do Judiciário, numa visita guiada e assistiram um teatro de simulação de um Júri com o tema Bullying. Nele, alunos do Centro de Assistência Social e do Centro da Juventude, fizeram as vezes de juiz, promotor, advogado, réu, jurados, serventuários da justiça e testemunhas para, ao final da exposição do caso, darem o veredicto sobre o caso analisado.

Na última etapa, os alunos escreveram uma redação sobre o conteúdo aprendido e, as melhores redações, foram premiadas com medalhas, kits escolares e certificados para todos os alunos participantes. A entrega foi feita no Cine Teatro Iguassu e contou com a participação da Secretária de Educação, Maria Luiza Simões Nunes dos Santos; Secretária de Assistência Social, Eliza Regina Gemeli da Silva; vereadores João Aires e Valmir Trindade; Juiz da Comarca de Laranjeiras do Sul, Alberto Moreira Cortez Neto; Promotor de Justiça, Bruno Rinaldin; Imprensa, professores, diretores, pais e alunos. 

De forma geral, a Secretaria de Educação de Laranjeiras do Sul, Maria Luiza Simões Nunes dos Santos, considerou positivo os resultados alcançados. “O programa foi um sucesso aqui em Laranjeiras do Sul e só conseguimos alcançar resultados tão expressivos porque as partes envolvidas trabalharam de maneira integrada. Acredito que essa presença do Juiz e Promotor no dia a dia dos alunos influencia positivamente em seu desenvolvimento, melhorando a percepção que eles têm da Justiça e de como acessá-la”, avaliou.

ALUNOS PREMIADOS
Escola Água Verde
1º lugar: João Vitor de Castro – medalha e kit escolar
Raissa Natiel Lessak – kit escolar
Milena Vitória de Souza – kit escolar

Escola Aluísio Maier
1º lugar: Renata Santos de Jesus – medalha e kit escolar
Bruna Mogarte – kit escolar
Ana Carolina Makoswski – kit escolar

Escola Florindo Pelizzari
1º lugar: João Pedro Dreher Neuhaus Pereira – medalha e kit escolar
Camila Aparecida dos Santos – kit escolar
Tamil Rafaela da Trindade Kohler – kit escolar

Escola Leocádio José Correia
1º lugar: Evelyn Thayna Vinharski – medalha e kit escolar
Renata de Paula da Silva
Diulie Luana Nascimento

Escola Teotônio Vilela
1º lugar: Laion Christopher de Lima – medalha e kit escolar
Guilherme de Machado – kit escolar
Marcos Pedroso Severiana – kit escolar

Escola Padre Gerson Galvino
1º lugar: Ana Julia Ferreira Giordani Cottet – medalha e kit escolar
Wagner Roger Meira Byzrovski – kit escolar
Eduardo Penteado Schroeder – kit escolar

Escola José Bonifácio
1º lugar: Daiane Alves Prestes Mendes – medalha e kit escolar
Lorian Leopolski – kit escolar
Heloisa Carvalho Silvério – kit escolar

Escola Vereador Antonio Ribeiro de Oliveira
1º lugar: João Manuel Martins Moreira – medalha e kit escolar
Leila Alessandra dos Santos – kit escolar
Eduardo Guedes – kit escolar

Escola Valdemar Boeira
1º lugar: Pedro Emanuel Ribeiro – medalha e kit escolar
Ana Julia Kremer Miranda – kit escolar 
Dhuly Kaneczui – kit escolar

Escola Raquel de Queiroz
1º lugar: Milena Sandrino Veloso – medalha e kit escolar
Raiane Martins – kit escolar
Gabriel Martins Vigolo – kit escolar

Escola João Rodrigues
1º lugar: Edenilson Alves – medalha e kit escolar
Yasmim R. Brezezinski – kit escolar
Octavio Roberto Brezezinski – kit escolar

Escola Padre Josimo de Moraes
1º lugar: Bruna Leal Biabok – medalha e kit escolar
Adriano Cezne Katroque – kit escolar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.