segunda-feira, maio 30, 2016

Nereu Moura quer prioridade de doador de sangue para receber vacina contra o H1N1

Os doadores regulares de sangue serão incluídos nos grupos prioritários para receber gratuitamente a vacina contra o vírus influenza A (H1N1) na rede pública do Paraná. A normativa consta no projeto de lei 206/2016, protocolado pelo deputado Nereu Moura na última semana na Assembleia Legislativa.

Com a chegada do inverno, o volume de doações no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) cai em média 40%, lembra Nereu Moura. Para manter os estoques regulares são necessárias de 150 a 200 doações por dia, apenas na unidade de coleta de Curitiba.

"Nossa intenção é manter e até aumentar este volume também neste período de maior propagação da gripe", destaca. O parlamentar, que é líder da bancada do PMDB, informa que em média são coletadas 12 mil bolsas de sangue por mês no Paraná, número que precisar aumentar em 30% para que não falte sangue.

"A garantia da vacina vai contribuir para uma maior conscientização dos doadores", acredita Nereu Moura. O Hemepar distribui sangue e hemoderivados para 384 hospitais do Paraná. Destes, 42 são para Curitiba e Região Metropolitana. "O sangue tem data de validade, por isto precisa ser reposto todos os dias", disse.

No Paraná, lembra Nereu Moura, existe uma lei estadual de 2002 que garante a meia-entrada para doadores de sangue devidamente registrados. Desta forma, quem doa sangue e possui a carteirinha que comprova a boa ação, paga apenas metade do valor estipulado para entrar em espetáculos culturais, eventos esportivos, cinemas, exposições, entre outros.

"Nosso objetivo é garantir também aos doadores de sangue, o direito a receber a vacina, junto com os demais grupos prioritários - crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, detentos...", completou o deputado.

Para se beneficiar da legislação, é necessário apresentar a carteira de doador válida, com uma periodicidade mínima de três doações por ano, atestada por órgão oficial ou entidade credenciada. O projeto de Nereu Moura está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Professores

Nereu Moura é também autor do projeto de lei 214/2016, que inclui professores e funcionários da rede pública estadual de ensino no grupo prioritário para imunização contra o vírus Influenza A/H1N1. Estes profissionais convivem diariamente, em seu ambiente de trabalho, com uma população discente de considerável tamanho.

“Na época comum de circulação dos diversos tipos de vírus que geram a gripe humana, essa circulação é maior no ambiente escolar”, lembra Nereu Moura. De acordo com o parlamentar, seu projeto busca ampliar o número de pessoas imunizadas que circulam no ambiente escolar. “Dessa forma, contribuir para dificultar a circulação dos inúmeros vírus que causam a gripe”.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul