Pular para o conteúdo principal

Ex-prefeito é condenado por compra de votos no Paraná


O ex-prefeito de Corumbataí do Sul, Osney Picanço (gestões 2005-2008 e 2009-2012), foi condenado por prática de ato de improbidade administrativa em julgamento de ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Barbosa Ferraz, no Paraná.

As investigações do Ministério Público do Paraná indicam que, quando em campanha pela reeleição, em 2008, o então prefeito cometeu uma série de irregularidades com a finalidade de angariar votos. Segundo o MP-PR, de agosto de 2008 a maio de 2009, o réu repassou verbas de forma ilegal aos conselheiros tutelares do município. Em setembro de 2008, prometeu a uma eleitora dar-lhe óculos de grau, em troca dos votos dela e do esposo, e disponibilizou um veículo do Município e um funcionário, em horário de expediente, para levá-la até uma cidade vizinha para buscar tais óculos.

Também no período das campanhas eleitorais municipais de 2008, o prefeito mandou realizar serviços de terraplanagem em terrenos particulares, utilizando para isso maquinário e servidores municipais de maneira ilegal. Por fim, ainda repassou dinheiro público a uma eleitora e a seu marido, a título de “compensação” de despesas particulares que eles tiveram com a mudança para a cidade.

A sentença condenou o ex-prefeito ao ressarcimento integral do dano causado e ao pagamento de multa equivalente a duas vezes o valor do prejuízo (cujo montante total ainda será calculado), com correção monetária e juros de mora de 1% ao mês.

Além da ação civil pública por ato de improbidade administrativa, de cuja sentença ainda cabe recurso, há uma ação penal eleitoral em curso contra o réu pelos mesmos fatos – crimes de corrupção eleitoral ativa, conforme o artigo 299 do Código Eleitoral. A ação está em fase de alegações finais para a defesa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.