Pular para o conteúdo principal

Projeto de eleição de diretores é um retrocesso, denuncia Nereu Moura

A proposta para eleição de diretores enviada pelo Governo do Estado esta semana à Assembleia Legislativa é um “escândalo”, um “retrocesso”. A denúncia é do deputado Nereu Moura, líder do PMDB, ao falar na Tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (26).

No pronunciamento, Nereu Moura listou as atrocidades que estão sendo propostas pelo governador, no projeto de lei 631/2015. De acordo com o deputado, a lei que está em vigência, de número 15.239/2006, estabelece mandato de três anos para diretores, com direito a reeleição.

“Com a nova lei, passa para dois anos, mas não tem reeleição. Os diretores, nos últimos dois anos serão biônicos, nomeados pelo governador”, isso significa, segundo o parlamentar, que os novos diretores, não precisarão disputar a eleição. “Isto é uma tragédia, um retrocesso de uma conquista do Paraná, que estabeleceu eleição direta para diretores das escolas estaduais”.

Outro item da nova proposta questionado pelo líder do PMDB é com relação a quem poderá se candidatar para direção dos estabelecimentos de ensino. Pela legislação atual, só ficam impedidos de participar de pleitos os professores que tenham sido condenados nos últimos três anos, em cumprimento de pena administrativa.

“A proposta atual diz que o professor não pode sofrer penalidade administrativa de advertência ou repressão nos últimos dois anos. Ou seja, todos os professores que participaram da greve estão impedidos de participar da eleição para direção da escola”, denunciou.

Na avaliação de Nereu Moura, basta uma repreensão do diretor atual para que o professor fique inelegível. “Isto é o fim da picada, é um absurdo, uma violência, um retrocesso no sistema democrático que vivemos”, emendou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.