quarta-feira, agosto 26, 2015

Paraná tem 145 projetos, que somam R$ 9,2 bilhões, tramitando em Brasília

Um levantamento inicial do Governo do Paraná aponta que há R$ 9,2 bilhões em obras e projetos do Estado em tramitação em ministérios e órgãos do Governo Federal. Organizada pela Secretaria de Estado do Planejamento, a lista foi apresentada, na segunda-feira (24), em reunião da rede de prospecção de recursos, formada por técnicos de todas as secretarias e órgãos do governo estadual. 
 "É o primeiro resultado do trabalho de coordenação e organização das solicitações do Paraná em Brasília", explicou a vice-governadora Cida Borghetti, que é a responsável pela coordenação das relações do Governo do Estado com a União. 
São 145 projetos de diversas secretarias e órgão do Estado, que foram classificados de acordo com a situação para a liberação do recurso. A triagem também traz informações de investimentos, fonte de recursos e a fase de execução de cada projeto. Há recursos nacionais e internacionais. 
Cida Borghetti disse que essa identificação vai permitir um trabalho integrado, o acompanhamento e a adequação dos projetos através do escritório de representação em Brasília. “Ajustamos e encaminhamos alguns projetos à Brasília e cada caso está sendo analisado. Estamos visitando os ministérios para fortalecer o relacionamento entre o Paraná e o Governo Federal. Tenho certeza que, em pouco tempo, vamos contar com resultados positivos”, afirmou Cida. 
 A reunião contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; do secretário de Estado do Planejamento, Sílvio Barros; do assessor de projetos especiais da Casa Civil, Ramiro Wahrhatfig, e o coordenador de Desenvolvimento Governamental da Secretaria do Planejamento, Mauro Corbellini, e técnicos de todas as secretarias e órgãos do Estado. 
 ORÇAMENTO - O relator-geral do orçamento da União 2016, deputado federal Ricardo Barros, também participou da reunião e detalhou o processo de elaboração da peça orçamentária, a tramitação para a liberação de recursos e sanou algumas dúvidas dos técnicos do Estado. Segundo ele, as certidões tem que estar em dia, a contrapartida reservada e os projetos prontos. 
“A organização é fundamental para que possamos trabalhar. Esse processo dá facilidade para despachar nos ministérios. Precisamos ter capacidade de articulação para colocar nossos projetos como prioridade”, afirmou o deputado. 
O deputado reforçou, ainda, a necessidade de os projetos e ações paranaenses estarem de acordo com as linhas de programa do Governo Federal. "As solicitações tem que ser adequadas aos programas da União. Temos que pedir aquilo que o Governo Federal pode nos dar". 
QUALIFICAÇÃO - Para o secretário de Planejamento, Silvio Barros, é importante que os técnicos estejam qualificados e os órgãos habilitados para receber recursos. “Precisamos ter projetos qualificados, articulação política e capacidade de execução”, resumiu. 
 Silvio lembrou que o Governo do Paraná possui uma parceria com a Federação da Agricultura (FAEP), que oferece cursos de capacitação na elaboração, gestão e análise de projetos através da FAE Business School, de Curitiba. 
A primeira turma deve finalizar as aulas em duas semanas e novas vagas serão abertas para uma nova turma. O objetivo é que os técnicos elaborem projetos estruturantes e completos em todas as áreas. " Queremos estabelecer um núcleo para transformar ideias em projetos", disse Silvio Barros. 
AVALIAÇÃO - O grupo de prospecção de recursos se reunirá pelo menos uma vez por mês para mapear, organizar e acompanhar o andamento dos projetos em elaboração e as solicitações feitas aos órgãos federais ou internacionais. 
A reunião contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, do assessor de projetos especiais da Casa Civil, Ramiro Wahrhatfig, e o coordenador de Desenvolvimento Governamental da Secretaria do Planejamento, Mauro Corbellini, e técnicos de todas as secretarias e órgãos do Estado.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul