sábado, março 29, 2014

Dados do Ibope que preocupam a Dilma


por Cristiana Lobo

- desaprovam as ações do governo federal na área de saúde 77% , educação 65%, segurança pública 75%, combate à fome 49%, combate à inflação 71%, combate ao desemprego 57%, meio-ambiente 54%, juros 73% e impostos 77%

No mesmo dia em que a oposição conseguiu reunir e protocolar uma CPI para investigar a Petrobras, pesquisa CNI-Ibope mostra significativa queda da aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff: os que consideram o governo bom ou ótimo caiu de 43% para 36% dos consultados enquanto os que consideram o governo ruim ou péssimo subiu de 20¨para 27%. Os que consideram o governo regular subiu de 35% para 36%. A principal mudança se deu entre moradores de municípios pequenos e jovens de idade entre 16 e 24 anos de idade.

Esta queda na avaliação do governo e da própria presidente deve preocupar o comando da campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff. O resultado atual é o que mais se aproxima do resultado de pesquisa semelhante feita em julho do ano passado, o pior momento de aprovação do governo, logo depois dos protestos que tomaram as ruas em várias capitais do país. Em julho, 31% consideravam o governo bom ou ótimo e 31% consideravam o governo ruim ou péssimo. E 37% consideravam o governo regular. Naquela ocasião, as pesquisas de intenção de votos para a reeleição também foram alteradas em função da queda de aprovação do governo e indicavam a realização de segundo turno na disputa de outubro.

A pesquisa que mostra também queda no jeito de Dilma Rousseff de governar de 56% para 51% foi feita antes da crise da Petrobras que culminou com o pedido de CPI na companhia. A pesquisa foi feita entre os dias 14 de 17 de março e a crise da Petrobras estourou no dia 19 com a publicação da nota da presidente Dilma Rousseff afirmando que se soubesse das cláusulas do contrato para compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos não teria aprovado o negócio.

A pesquisa CNI-Ibope mostra que em todas as nove áreas avaliadas é maior o número dos que desaprovam do que o dos que aprovam as ações do governo: –desaprovam as ações na área de saúde 77% , educação 65%, segurança pública 75%, combate à fome 49%, combate à inflação 71%, combate ao desemprego 57%, meio-ambiente 54%, juros 73% e impostos 77%.

Também é maior o porcentual dos que não confiam na presidente 49% contra 48% que confiam e piora também a expectativa em relação ao restante do governo. Subiu de 21% para 28% os que acham que o governo vai piorar e caiu de 45% para 36% os que acham que o governo vai melhorar até o fim do mandato de Dilma. Também aumentou o número dos que acham que o governo Dilma é pior na comparação.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul