segunda-feira, setembro 09, 2013

Grupos de pesquisa contribuem para o desenvolvimento científico na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul‏

Grupos de pesquisa contribuem para o desenvolvimento científico na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul conta atualmente com dez grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que atuam na maioria das áreas do conhecimento classificadas pelo órgão. Quatro desses GPs foram certificados já em 2010, ano em que a UFFS iniciou as atividades acadêmicas.
A Resolução Nº 1/2013 – CONSUNI/CPPG, que aprova o Regulamento da Pesquisa da Universidade, define grupo de pesquisa como “um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças que demonstrem envolvimento permanente, experiência e destaque no campo científico ou tecnológico”. Ainda de acordo com o documento, além de pesquisadores, os grupos de pesquisa podem ser compostos por estudantes e técnicos-administrativos de diferentes campi da UFFS ou pertencentes a outras instituições que desenvolvam atividades de ensino e/ou pesquisa.
A pesquisa dá visibilidade à universidade, não só a nível nacional como a nível internacional. Com a realização de pesquisas de qualidade, a universidade está, na verdade, conversando com instituições de qualidade mundial. Além do desenvolvimento científico, outra importância da pesquisa é a formação de recursos humanos, que contribui para os cursos de graduação e pós-graduação. A UFFS tem feito um grande trabalho de fortalecimento e consolidação dos grupos de pesquisa, principalmente com os editais próprios de fomento”, afirma o professor Ernesto Quast, líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Alimentos e Segurança Alimentar.
De acordo com a professora Siomara Aparecida Marques, líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas e Práticas de Educação, a pesquisa é suporte fundamental para o ensino superior. “É a pesquisa que vai dar fôlego ao ensino e à extensão. Para isso, é de extrema importância a participação de discentes nos grupos, além de técnicos-administrativos, que atuam no apoio à pesquisa”, ressalta a docente. “Para aprovação de cursos de mestrado e doutorado é fundamental o trabalho dos grupos de pesquisa”, completa o coordenador Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Hahn.
Grupos
Certificado pelo CNPq em 2010, o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas e Práticas de Educação conta com a atuação de 14 docentes, dois discentes e dois técnicos-administrativos e visa consolidar pesquisas na área de políticas públicas para educação escolar e não escolar na região de abrangência do Território Cantuquiriguaçu. “O foco é na área da educação e da formação de professores e de pesquisas voltadas a direitos humanos e a ações afirmativas. Desta forma, temos docentes preocupados com a educação básica e outro quadro de professores preocupados em trabalhar outras questões a nível de sociedade” explica Siomara.
Já o Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Alimentos e Segurança Alimentar, certificado em 2012, tem como áreas predominantes as Ciências Agrárias e a Ciência e Tecnologia de Alimentos. “São duas linhas de pesquisa principais: o desenvolvimento de novos produtos, para que tenhamos a capacidade e o conhecimento científico e técnico para fazer a transformação e agregar valor aos produtos, ao invés de exportarmos apenas alimentos in natura; e o alimento seguro, que busca desenvolver técnicas de segurança alimentar. Para a Cantuquiriguaçu, que é uma região agrícola, as duas vertentes têm uma importância muito grande”, afirma Quast.
Além desses dois grupos de pesquisa, atuam na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul outros oito. Confira a lista completa dos GPs:
Edital de fomento
Está aberto o Edital Nº 386/UFFS/2013 - Fomento aos Grupos de Pesquisa, com objetivo de apoiar o fortalecimento e a consolidação dos GPs da UFFS por meio do fomento às atividades previstas no Plano de Desenvolvimento do Grupo de Pesquisa. Conforme o Edital, estão disponibilizados R$ 230mil para despesas de capital e custeio.
As propostas devem ser elaboradas sob a coordenação do líder e/ou vice-líder do grupo de pesquisa, mediante o preenchimento de formulário específico (Formulário Plano de Desenvolvimento dos Grupos de Pesquisa), disponível em formato editável no endereço www.uffs.edu.br, link Pró-Reitorias > Pesquisa e Pós-Graduação > Formulários.
As propostas devem ser enviadas para submissão até o dia 7 de outubro e a divulgação dos resultados está prevista para a partir de 1º de novembro.
Via Assessoria imprensa UFFS

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul