sábado, setembro 07, 2013

AÇÃO CONJUNTA DA PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE, POLICIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL, LOCALIZAM CRIME DE POLUIÇÃO NO RIO PIRAPÓ EM APUCARANA

 Nesta sexta feira, dia 06 de setembro de 2013, por volta das 11hs a promotoria de Defesa ao Meio Ambiente de Apucarana, recebeu novamente a denuncia de poluição em afluente do Rio Pirapó provocada por uma empresa na cidade de Apucarana.
Foi acionada a equipe Policial Militar Ambiental e Policia Civil da Cidade que em ação conjunta deslocaram-se até a chácara aonde funciona um frigorífico especializado no abate de bovinos, cavalos e outros semoventes.
No local foi novamente constatado o despejo de material solido biológico, sangue in natura e águas resultantes das atividades do frigorífico em tanques de decantação que  depois era despejado sem tratamento em rio afluente do rio Pirapó, importante manancial para captação de água potável de vários municípios da região, incluindo a cidade de Maringá.
Constatou-se que mesmo depois de celebração de termo de ajuste de conduta e proibição do despejo dos efluentes no rio, a empresa continua praticando a poluição hídrica deste manancial lançando no rio uma quantidade de cerca de 100 mil litros de material poluente por semana.
O  promotor de justiça Vilmar Fonseca ordenou a prisão em flagrante do gerente do frigorífico e ainda embargou o lançamento dos efluentes na lagoa do frigorífico, ordenando que todo o material deve ser recolhido e encaminhado para empresa que realize o devido tratamento e purificação dos materiais.
No dia 14 de abril de 2013 aconteceu o rompimento de um dos tanques de decantação na mesma empresa, e na data, grande quantidade de material foi despejado no afluente, na ocasião a empresa não havia comunicado nenhuma autoridade ambiental a respeito do fato e a lagoa de estabilização de efluentes foi imediatamente reconstruída para evitar maiores danos ambientais ao Rio Pirapó.
É ordem direta do nosso comandante do BPMA,  Sr. Tenente Coronel Chehade Elias Geha, para que as ações de proteção ambiental sejam intensificadas, e o meio ambiente seja protegido para as gerações futuras.
 Relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733, em Londrina e região.
Maiores detalhes estou à disposição no e-mail, ou telefone (43) 3341-7733 na Companhia.
Fonte:Capitão QOPM Ricardo Fardim Eguedis - Comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul